O Brasil segue brilhando no Mundial Paralímpico de Atletismo, realizado em Nova Déli, na Índia. Na manhã deste domingo, 28, a parnanguara Edileusa dos Santos conquistou a medalha de bronze nos 400 metros da classe T72 (petra), garantindo lugar no pódio em sua estreia na competição internacional.
Edileusa havia terminado a prova na quarta colocação, com o tempo de 1min22s68. A vitória ficou com a polonesa Magdalena Andruszkiewicz, que completou a distância em 1min13s98. Inicialmente, a espanhola Judith Vila havia ficado com o bronze, mas acabou desclassificada por invasão de raia, o que assegurou à atleta de Paranaguá a inédita medalha para o Brasil.
A conquista de Edileusa soma-se ao desempenho expressivo da delegação brasileira no Mundial, que neste domingo ampliou sua coleção para dez medalhas no total: três de ouro, cinco de prata e duas de bronze.
Entre os destaques do dia estiveram a dobradinha de Ricardo Mendonça (ouro) e Christian Gabriel (prata) nos 100m T37, além das pratas de Rayane Soares (100m T13) e João Matos Cunha (400m T72), e o bronze de Kesley Teodoro (100m T12).
Com a medalha de bronze, Edileusa entra para a lista de atletas brasileiros que fazem história no esporte paralímpico, levando o nome de Paranaguá e do Paraná ao cenário mundial.








