Na manhã desta quinta-feira, 14, a Polícia Civil de Paranaguá destruiu aproximadamente 140 quilos de drogas, que foram apreendidas no município principalmente neste ano de 2023. Os entorpecentes, que foram incinerados após autorização judicial, foram apreendidos em diversas ações e operações de repressão ao tráfico de drogas e combate ao crime organizado conduzidas pela PCPR em Paranaguá, além de apreensões realizadas por outras forças de segurança pública.
Transportada sob forte escolta policial pela 1.ª Subdivisão Policial até o local da incineração, foram destruídos mais de 50kg de cocaína, 77kg de maconha, 1,3kg de “crack”, 430 comprimidos de “ecstasy” e 1606 micropontos de LSD, em um total de 86 inquéritos policiais. De acordo com as estimativas, a carga de ilícitos foi avaliada em quase um milhão de reais.
Segundo o Delegado de Polícia Ivan da Silva, “a incineração de hoje coroa o trabalho da PCPR e das demais forças de segurança pública, causando um prejuízo significativo para os grupos criminosos que atuam na cidade. O fato de que quase toda a droga destruída foi apreendida este ano demonstra o resultado positivo no combate ao tráfico de drogas e no sufocamento dessas facções”.
Todas as drogas foram destruídas em processo de incineração industrial, em local isolado, sem causar qualquer dano à população ou ao meio ambiente. A operação também foi acompanhada por equipes da Vigilância Sanitária. O local da destruição é mantido em sigilo por motivos de segurança.
O enfrentamento ao tráfico de drogas e às organizações criminosas é uma das prioridades da PCPR. As investigações continuarão e novas ações de enfrentamento em Paranaguá continuarão com intensidade.
A população pode auxiliar a PCPR com informações de modo totalmente anônimo por meio do Disque-Denúncia 181 e pelo Disque-Emergência 197.
Com informações da PCPR