O Paraná formalizou sua adesão ao programa Pé-de-Meia do Ministério da Educação em cerimônia realizada nesta quarta-feira, 20, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Mais de 89 mil estudantes do ensino médio paranaense poderão se beneficiar do programa, que oferece incentivo financeiro aos alunos de baixa renda matriculados de forma contínua e pertencentes a famílias inscritas no CadÚnico.
O investimento previsto ultrapassa os R$ 270 milhões, e o pagamento será operacionalizado pela Caixa Econômica Federal. O programa tem como objetivo combater a evasão escolar e oferecer suporte financeiro aos estudantes para que possam se dedicar aos estudos. O primeiro pagamento está previsto para o dia 26 de março. A iniciativa representa um importante passo no fortalecimento da educação no estado do Paraná.
REFERÊNCIA
O Paraná se destaca como referência nacional em educação, liderando o ensino médio entre todas as redes estaduais do Brasil, conforme o Ideb. Com 321 mil alunos matriculados na rede pública paranaense, o estado inspira outros estados do país. Medidas estratégicas, como o aumento da oferta de refeições nas escolas e a inclusão de disciplinas como robótica e educação financeira no currículo, impulsionaram esses resultados. Além disso, programas de formação continuada para professores e intercâmbios internacionais ampliam as oportunidades educacionais. O impacto dessas iniciativas vai além das salas de aula, moldando o futuro do Paraná e do país.
BÔNUS
Além do incentivo pago aos alunos pelo programa do Ministério da Educação, o Governo do Estado implementou uma medida que prevê o pagamento de um bônus financeiro aos profissionais das escolas estaduais que apresentarem bom desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) a partir de 2024.
Esse bônus será concedido a todos os profissionais das escolas que alcançarem ou superarem a meta do Ideb estabelecida pela Secretaria de Estado da Educação (Seed). A medida engloba professores, pedagogos, merendeiras e profissionais administrativos, tanto efetivos quanto temporários, e será proporcional à carga horária da jornada de trabalho de cada um.
PRESENÇAS
Na cerimônia, também estiveram presentes o chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega, o secretário do Turismo, Márcio Nunes, o secretário de Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, o secretário de Comunicação, Cleber Mata, a secretária nacional de Educação Básica, Kátia Schweickardt, além dos deputados federais Zeca Dirceu e Élton Welter, e dos deputados estaduais Hussein Bakri e Ana Júlia, juntamente com outras autoridades.
Com informações e imagens da Agência Estadual de Notícias