A Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres de Pontal do Paraná apresentou, na última quinta-feira, 2 de outubro, um novo protocolo de atendimento voltado a mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.
A iniciativa foi discutida em reunião com o delegado da Polícia Civil, Dr. Jader Roberto Ferreira, e a vereadora e procuradora da mulher, Any Messina.
PROTOCOLO
O novo procedimento tem como principal objetivo garantir acolhimento seguro, sigiloso e mais eficiente às vítimas. De acordo com o delegado Dr. Jader Roberto Ferreira Filho, o formulário de atendimento poderá ser preenchido de forma discreta, proporcionando mais conforto e respeito durante o relato da violência.
“É essencial que cada mulher se sinta amparada ao relatar sua história. O formulário poderá ser preenchido de forma discreta, garantindo respeito e sigilo. Após o registro, o Boletim de Ocorrência é confeccionado, permitindo o acompanhamento adequado”, destacou o delegado.
Foto: PMPPR/ Jackeline Costa
AMPLIAÇÃO
Durante a reunião, a coordenadora e vice-prefeita Patrícia Millo Marcomini sugeriu incluir no protocolo uma informação adicional sobre se a vítima é moradora do município ou turista. A medida permitirá o mapeamento mais preciso dos casos e o aprimoramento das políticas públicas de atendimento.
A proposta contou com a participação da representante da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Bernadete Iaciuk; de Divanir Coimbra Miranda; e da vereadora Any Messina, que também atua como policial civil.
Foto: PMPPR/ Jackeline Costa
AÇÃO
A Delegacia de Polícia Civil de Pontal do Paraná já iniciou a aplicação do novo protocolo, fortalecendo a rede de apoio e proteção às mulheres no município.
Foto: PMPPR/ Jackeline Costa
O trabalho conjunto entre a Coordenadoria, a Polícia Civil e o Legislativo municipal reflete o compromisso com o enfrentamento à violência contra a mulher e o aprimoramento dos mecanismos de acolhimento.