Por Elano Squenine sob supervisão de Luiza Rampelotti
O mês de dezembro foi escolhido para conscientizar a população sobre a importância do combate ao abandono e aos maus-tratos de animais. Nos meses de alta temporada, como dezembro, janeiro e fevereiro, há um aumento significativo nos casos de abandono de cães e gatos, o que torna essa campanha ainda mais importante. Para combater está triste realidade, o município de Pontal do Paraná está promovendo ações com a campanha “Dezembro Verde”.
Durante este período, o município promove mutirões de castração e campanhas educativas.
Com quase 5 mil animais castrados, a campanha reforça a importância da posse responsável e do controle populacional de cães e gatos.
Em entrevista à Rádio Ilha do Mel FM, o secretário de Meio Ambiente de Pontal do Paraná, Jackson Bassfeld, destacou a importância do trabalho desenvolvido ao longo dos últimos quatro anos. “Temos atuado junto à rede de proteção animal em um programa que integra castrações e atendimentos clínicos emergenciais para os pets. A principal função dos mutirões de castração é promover o controle populacional, evitando uma superpopulação de cães e gatos no município”, explicou.
Bassfeld também destacou a importância da posse responsável, ressaltando que é essencial que as pessoas compreendam que, ao adotar um pet, assumem uma responsabilidade que pode durar de 10 a 12 anos, ou até mais. Trata-se de um compromisso que envolve cuidados constantes, bem-estar e dedicação a longo prazo.
Ele ressaltou que o trabalho realizado é fruto de uma sensibilização constante: “Antes de qualquer coisa, buscamos conscientizar as pessoas sobre o que significa a posse responsável. Nossas campanhas têm como pilar sensibilizar os tutores sobre a importância de cuidar de seus animais de forma adequada”.
O secretário também destacou o papel das campanhas de educação e do apoio de protetores e cuidadores.
“Essas ações só têm sucesso graças ao trabalho incansável da rede de proteção animal, que é composta por pessoas com uma sensibilidade diferenciada. Eles têm um papel fundamental, tanto no resgate quanto na conscientização sobre o bem-estar animal”, afirmou Bassfeld.
Ele também falou sobre o impacto da campanha no controle populacional, dizendo que castrar quase 5 mil animais em quatro anos é um grande resultado, pois essa ação ajuda a reduzir os casos de abandono e evita o sofrimento dos animais.
Bassfeld deixou uma mensagem direta aos moradores de Pontal do Paraná: “Queremos que a comunidade compreenda que cuidar de um pet não é apenas um gesto de carinho, mas também uma responsabilidade que se estende por toda a vida do animal. Adotar um pet é assumir um compromisso sério e duradouro”, finalizou.