A construção da Ponte de Guaratuba, considerada a maior obra de infraestrutura em andamento no Paraná, alcançou 80% de execução ao longo do mês de outubro. O projeto, que vai ligar definitivamente Guaratuba e Matinhos, segue em ritmo acelerado sob coordenação do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR).
AVANÇO
No total, já foram concluídos 173 metros no trecho estaiado — o mais emblemático da ponte — e 596,9 metros no trecho pré-moldado.
Entre as etapas executadas estão 62 estacas, 18 vigas travessas e 128 vigas longarinas lançadas, de um total de 142 fabricadas. Além disso, 14 dos 23 vãos do tabuleiro já foram concluídos.
“Estamos dentro do cronograma e acompanhando de perto a evolução dessa obra emblemática para o Litoral. Essa é uma intervenção que conecta definitivamente o nosso Litoral e que está sendo acompanhada em tempo real pela população. Em breve os dois trechos vão se conectar e a evolução ficará ainda mais clara”, afirmou o governador Carlos Massa Ratinho Junior.
Para o diretor-presidente do DER/PR, Fernando Furiatti, o empreendimento representa um marco para a engenharia e para o desenvolvimento regional.
“A Ponte de Guaratuba é uma obra histórica para o Paraná, tanto pela sua complexidade técnica quanto pelo impacto positivo que trará para toda a região litorânea. Estamos acompanhando de perto cada etapa com rigor e responsabilidade”, destacou.
Foto: Rodrigo Felix Leal/SEIL
TRECHO ESTAIADO
O trecho estaiado, que vence o vão-livre de 160 metros sobre o canal de navegação da Baía de Guaratuba, avança com o método de balanços sucessivos. No apoio 4 já foram executados sete pares de aduelas, somando 92 metros, e no apoio 5, seis pares, totalizando 81 metros — o que representa 173 metros dos 320 previstos.
Também foram instalados cinco pares estais no apoio 4 e quatro pares no apoio 5.
Foto: Rodrigo Felix Leal/SEIL
Os estais são cabos de aço tensionados que se ligam diretamente ao tabuleiro e às torres (mastros) da ponte. Eles sustentam o peso do tabuleiro, transportando as cargas verticais e horizontais para as torres, que por sua vez recebem essas forças e as transferem para as fundações.
As obras da ciclovia e do passeio também estão em andamento, com a execução de barreiras de concreto, calçadas e guarda-corpos.
O espaço será separado da pista de rolamento por barreira de concreto e com guarda-corpos laterais de 1,30 metro de altura, garantindo segurança a todos os usuários sem comprometer a vista da baía.
Foto: Rodrigo Felix Leal/SEIL
ACESSOS
Os acessos à ponte avançam simultaneamente nos dois lados. Em Guaratuba, com 940 metros de extensão, foi intensificada a escavação do morro para adequação da rampa existente. Foram escavados 60 mil metros cúbicos de material e concluídas as contenções com solo grampeado, cortinas atirantadas e estacas raízes. A área total contida chega a 10 mil m².
Foto: Rodrigo Felix Leal/SEIL
Em Matinhos, com cerca de 880 metros, seguem em ritmo intenso as obras de terraplenagem, drenagem e pavimentação. A estrutura da cabeceira da ponte está sendo feita com solo reforçado e placas de concreto. Também houve a realocação das cabines do ferry-boat, liberando espaço para novas frentes de trabalho.
O DER/PR reforça que, devido à movimentação de máquinas e trabalhadores, os motoristas devem respeitar a sinalização, reduzir a velocidade e redobrar a atenção ao trafegar pela região.
Foto: Rodrigo Felix Leal/SEIL
ACOMPANHE
A obra é executada pelo Consórcio Nova Ponte, sob a coordenação do DER/PR e da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL). O andamento dos trabalhos pode ser acompanhado em tempo real pelo site www.pontedeguaratuba.pr.gov.br.