A Ponte de Guaratuba, que está em fase final de construção e vai conectar Matinhos a Guaratuba, será cenário da primeira edição da Maratona Internacional do Paraná nos dias 2 e 3 de maio de 2026. O evento, que conta com apoio institucional do Governo do Paraná, terá provas de 5 km e 21 km no sábado 2 e percursos de 10 km e 42 km no domingo 3. As inscrições abrem em 8 de dezembro e estarão disponíveis no site Ticket Sports.
ORGANIZAÇÃO
A expectativa é reunir milhares de corredores profissionais e amadores, além de visitantes, movimentando o turismo e reforçando a vocação esportiva da região. A travessia pela nova ponte, que marcará o fim do serviço de ferry boat, é apontada pela organização como um momento simbólico para o Estado.
De acordo com o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná, Fernando Furiatti, a estrutura está com 80% das obras executadas e segue dentro do cronograma.
“A Ponte de Guaratuba é a obra mais aguardada pelos paranaenses, fruto de um projeto arrojado e corajoso do Governo do Paraná. Vamos entregar um projeto simbólico para o futuro do Litoral e do Estado como um todo”, afirma.
O secretário do Esporte, Hélio Wirbiski, destaca a importância da escolha do Litoral para sediar competições de grande porte.
“O Litoral é palco de grandes celebrações esportivas, como a programação do Verão Maior Paraná e os Jogos de Aventura e Natureza. Agora esse espaço foi escolhido para a primeira Maratona Internacional do Paraná. O Estado também vai receber o Ironman e está entrando de vez na rota dos grandes eventos”, diz.
PERCURSOS
Marcos Pinheiro, diretor da Sportion e diretor técnico da prova, explica que a divisão em dois dias foi planejada para oferecer melhor estrutura.
“A maratona nasce com o propósito de entregar ao atleta uma experiência ímpar, unindo desempenho, beleza natural e um momento simbólico para o Paraná. Organizamos o cronograma para que cada distância tenha o seu protagonismo e acomode melhor todos os atletas”, afirma.
Segundo ele, no sábado, os percursos de 5 km e 21 km irão atender desde iniciantes até atletas em busca de performance. No domingo, os 10 km e os 42 km serão o ponto alto do final de semana.
“Nossa prioridade é proporcionar segurança, organização exemplar e uma experiência inesquecível, lembrando que todas as distâncias passarão pela ponte”, destaca.
SERVIÇO
A organização da Maratona Internacional do Paraná é assinada pela Sportion, CWB Brasil e Grupo RIC, com apoio institucional do Governo do Paraná e das prefeituras de Guaratuba e Matinhos. Informações detalhadas sobre largadas, percursos, logística e premiações serão divulgadas no Instagram oficial: @maratonainternacionalpr.
Com informações da AEN








