Você já se perguntou por que em dias quentes você se sente desconfortável e por que uma piscina a 28 °C parece fria?
A resposta está na forma como o calor é transferido entre seu corpo e o ambiente ao redor.
Quando duas mãos se encostam, a mais quente transfere calor para a mais fria até que as temperaturas se igualem. O mesmo acontece com seu corpo e o ar ao redor.
Seu corpo funciona graças a bilhões de mitocôndrias, pequenas usinas de energia que queimam o açúcar dos alimentos usando o oxigênio que você respira. Esse processo gera calor, que é liberado pela pele na forma de radiação infravermelha.
Se essa troca de calor com o ar não ocorre, seu corpo superaquece. O problema é que, se o ar estiver a 37 °C, não há diferença de temperatura suficiente para que o calor seja transferido. A transferência de calor só acontece entre objetos com temperaturas diferentes, sempre do mais quente para o mais frio.
Em dias quentes, a maior parte do seu calor fica retida em seu corpo. Isso obriga seu organismo a adotar estratégias alternativas, como a transpiração, para tentar regular a temperatura.
Um ser humano vestido se sente confortável em temperaturas entre 20 °C e 25 °C. Nessa faixa, o corpo perde calor a uma taxa ideal para compensar o metabolismo e se manter em torno de 37 °C. Acima disso, como nos 28 °C mencionados, você sente calor.
Mas por que uma piscina a 28 °C ainda parece fria? A resposta está na condutividade térmica das substâncias. A água conduz calor 25 vezes melhor que o ar, o que significa que ela esfria o corpo mais rapidamente. Isso explica por que a madeira, um mau condutor de calor, parece mais quente que um metal à mesma temperatura.
Além disso, na água, você está sem roupas. Enquanto o tecido das roupas comuns nos isola do ar, ele não oferece a mesma proteção na água, que entra em contato com todas as partes do corpo, inclusive aquelas que normalmente não ficam expostas em público.
Entender esses mecanismos ajuda a explicar por que nos sentimos desconfortáveis em determinadas situações e pode ajudar a tomar medidas para melhorar o conforto térmico no dia a dia.
Com informações de Super Interessante