O Porto de Paranaguá passa a operar com calado de 13,3 metros nos berços 216 e 218, ampliando em 50 centímetros a profundidade permitida para navios porta-contêineres. A medida foi autorizada pela Marinha do Brasil e pela praticagem, e publicada pela Portos do Paraná na primeira semana de novembro, por meio da Portaria nº 224/2025 da Norma de Tráfego Marítimo e Permanência.
Com o aumento do calado — que é a distância entre a superfície da água e o ponto mais profundo da embarcação, conhecido como quilha — os navios podem sair ainda mais carregados, transportando até 400 TEUs adicionais (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés).
“Com este aumento, queremos estimular a chegada de mega-navios, como os de 366 metros de comprimento, que poderão sair de Paranaguá ainda mais carregados”, afirmou o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.
COMPETITIVIDADE
A ampliação do calado representa um ganho operacional e logístico para os operadores portuários, que passam a movimentar maior volume de carga sem acréscimo de custos. A conquista foi possível graças às obras de derrocagem concluídas no ano passado e aos investimentos contínuos em dragagem, que vêm garantindo condições ideais de navegabilidade e segurança.
CONCESSÃO
O avanço ocorre em meio ao novo ciclo de modernização do canal de acesso aos portos paranaenses. Em outubro, o Consórcio Canal da Galheta Dragagem, formado pelas empresas FTS Participações Societárias S.A., Deme Concessions NV e Deme Dredging NV, venceu o leilão para concessão do canal, com investimento previsto de R$ 1,23 bilhão nos cinco primeiros anos de contrato.
Entre as melhorias previstas está a ampliação do calado para 15,5 metros no mesmo período, além de dragagem, derrocagem, sinalização e levantamentos hidrográficos. O contrato terá duração de 25 anos.
A concessão também prevê desconto de 12,63% na taxa Inframar, cobrada das embarcações para acesso ao porto. A tarifa completa só poderá ser restabelecida após o cumprimento do cronograma de melhorias previsto em edital.
CRESCIMENTO
A ampliação do calado para contêineres soma-se a outras atualizações recentes no porto. Em setembro, a Portaria nº 188/2025 aumentou o calado para navios de granéis sólidos, como soja, milho, açúcar e farelo, abrangendo os berços 201, 202, 204, 209, 211, 212 e 213.
A medida foi possível após a remoção da ponta da Pedra da Palangana e revisão da sinalização do Canal de Acesso, garantindo segurança nas manobras de entrada e saída de embarcações, sem restrições de maré ou corrente.
Com as melhorias estruturais e os avanços operacionais, o Porto de Paranaguá consolida sua posição como um dos principais terminais de movimentação de contêineres do país, reforçando sua importância estratégica para a economia do Litoral e do Brasil.
Com informações de: Portos do Paraná








