Porto de Paranaguá amplia rotas de veículos com chegada do Neptune Hellas
A embarcação Ro-Ro (Roll on-Roll off), especializada no transporte de veículos e cargas rolantes, passou pela Argentina antes de atracar no terminal paranaense e segue agora para Santos e Rio de Janeiro
O Porto de Paranaguá recebeu na quarta-feira, 24 de setembro, o navio Neptune Hellas, do armador grego Neptune Lines, em sua primeira viagem fora da Europa. A embarcação Ro-Ro (Roll on-Roll off), especializada no transporte de veículos e cargas rolantes, passou pela Argentina antes de atracar no terminal paranaense e segue agora para Santos e Rio de Janeiro.
EXPANSÃO
Com a chegada do Neptune Hellas, Paranaguá passa a contar com cinco linhas fixas de transporte de veículos, ampliando a conexão entre o Brasil e outros países.
“Mais uma linha de navios de veículos atracando por aqui. Estamos reforçando Paranaguá na rota de diferentes segmentos de transporte marítimo”, afirmou o diretor de Operações da Portos do Paraná, Gabriel Vieira.
O consultor da Neptune Lines, Eric Berthelot, destacou que a empresa tem planos de longo prazo para a região.
“Há anos tínhamos o interesse de integrar o mercado da América do Sul, especialmente no Mercosul. Começamos esta linha com uma embarcação, mas vamos trazer outras. Estamos aqui para ficar, não apenas de passagem”, disse.
Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná
ATRATIVOS
Segundo Berthelot, a posição estratégica do Porto de Paranaguá, próxima a montadoras de veículos, foi determinante para a escolha.
“O Porto de Paranaguá é muito atrativo em termos de organização e oferece muitos incentivos aos próprios armadores, com facilidade de acondicionamento das cargas, se comparado a outros portos. Paranaguá sabe muito bem como atrair empresas de navegação”, completou.
Na chegada, o capitão do navio, Denyo Atanasov, recebeu uma panóplia com o brasão da Portos do Paraná, em homenagem à primeira atracação no porto brasileiro. Na partida, retribuiu com uma salva de apitos, tradição marítima de agradecimento.
Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná
OPERAÇÃO
O Neptune Hellas trouxe 355 carros para desembarque e recebeu 201 veículos para exportação. A operação foi realizada pela empresa Ascensus Gestão e Participações, responsável por uma das áreas reguladas do Porto Organizado, com 74,1 mil m² e capacidade estática para 4 mil veículos.
“O Paraná consegue oferecer benefícios, inclusive fiscais, para as indústrias, incentivando as exportações. Outra vantagem é ter um porto com um berço dedicado exclusivamente aos navios Ro-Ro”, afirmou o representante comercial da Ascensus Paranaguá, Wagner Giorgino.
A área utilizada pela Ascensus é uma das oito regularizadas pela Portos do Paraná por meio de leilões na B3 desde 2019, somando mais de R$ 3,7 bilhões em investimentos.
Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná
NEPTUNE LINES
As viagens do Neptune Hellas começam de forma mensal, mas a expectativa é ampliar a frequência.
“Estamos trabalhando para duplicar essa presença. Em alguns meses teremos, pelo menos, duas atracações mensais em Paranaguá”, adiantou Berthelot.
Líder no transporte de veículos na Europa, a Neptune Lines atua em 3 mil portos e movimenta cerca de 2 milhões de veículos por ano. O Neptune Hellas tem 168,06 metros de comprimento, 28,03 de largura e capacidade para 2.800 a 3.200 veículos. Sustentável, possui pintura especial no casco que reduz atrito com a água e diminui o consumo de combustível.
Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná
CURIOSIDADE
O navio carrega símbolos da tradição mediterrânea, como talismãs e amuletos. Em cada lado do casco, um olho grego foi pintado para representar proteção contra energias negativas e sorte nos negócios.