O Porto de Paranaguá registrou um marco histórico ao receber, em apenas 24 horas, 2.523 caminhões carregados com grãos e farelos no Pátio de Triagem.
A movimentação, registrada entre os dias 21 e 22 de julho, superou em 4% o recorde anterior, alcançado em julho de 2023, quando 2.456 veículos passaram pelo local no mesmo intervalo.
MOVIMENTO
Desde o início de julho até a terça-feira, 22, o Pátio de Triagem contabilizou a entrada de 38.494 caminhões. O número já ultrapassa os volumes totais de maio e junho e deve superar o mês de abril, que teve 38.615 veículos. No primeiro semestre de 2025, o pátio recebeu 254.338 caminhões — um aumento de 13,3% em relação ao mesmo período de 2024.
“Essa movimentação comprova que estamos preparados e prontos para atender as necessidades dos produtores rurais, indústrias, exportadores e importadores”, afirmou o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia. “Fazemos isso aplicando inteligência logística e infraestrutura, que está constantemente recebendo investimentos.”
TECNOLOGIA
A operação recorde também confirmou a eficiência do sistema Carga Online, utilizado para agendamento e controle da entrada de cargas rodoviárias. O sistema define com precisão o dia e a janela de horário para cada caminhão acessar a triagem, o que evita filas e garante fluidez.
“Mais uma vez, o sistema Carga Online se mostrou eficiente e não permitiu a formação de filas nas vias de acesso ao Pátio de Triagem”, explicou Alessandro Conforto, assessor da Diretoria de Operações da Portos do Paraná.
Além de evitar congestionamentos, o sistema permite que os motoristas otimizem sua jornada, sem tempo ocioso em filas, e com maior previsibilidade de operação.
“Mesmo com esse recorde, a operação ocorreu dentro dos parâmetros de controle, mantendo o rigor na verificação da qualidade das cargas recebidas”, destacou Bruno Guimarães, coordenador do Pátio de Triagem.
Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná
CRESCIMENTO
Segundo a Diretoria de Operações, o Porto de Paranaguá está operando com alta demanda, especialmente nas exportações. Os berços do cais estão praticamente todos ocupados, com até 20 navios atracados simultaneamente, incluindo o terminal de líquidos.
A expectativa é de que a Portos do Paraná supere, mais uma vez, a marca anual de movimentação de cargas. Em 2024, foram 66,7 milhões de toneladas. Para 2025, a previsão é atingir 70 milhões. Apenas no primeiro semestre deste ano, os portos de Paranaguá e Antonina já movimentaram 34,2 milhões de toneladas — o maior volume já registrado em um semestre.