Ilha do Mel FM
domingo, dezembro 7, 2025
Sem resultados
Exibir todos os resultados
  • Home
  • Policial
  • Transito
  • Litoral
  • Portos
  • Entretenimento
  • Contato
  • Eleições 2024
Ilha do Mel FM
Sem resultados
Exibir todos os resultados
domingo, dezembro 7, 2025
Ilha do Mel FM
Sem resultados
Exibir todos os resultados
Home Paranaguá

Porto de Paranaguá vive marco histórico com ingresso e capacitação de novos TPAs após décadas sem renovação

por Redação Ilha do Mel
01/04/2025 - 12:23
Porto de Paranaguá vive marco histórico com ingresso e capacitação de novos TPAs após décadas sem renovação

Após décadas sem a abertura de novos processos seletivos, o Porto de Paranaguá vivencia um momento histórico com o ingresso de 772 novos Trabalhadores Portuários Avulsos (TPAs). Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná

Por Luiza Rampelotti

Após décadas sem a abertura de novos processos seletivos, o Porto de Paranaguá vivencia um momento histórico com o ingresso de 772 novos Trabalhadores Portuários Avulsos (TPAs). Desse total, 227 serão incorporados de forma imediata. A renovação da mão de obra é inédita desde a criação do Órgão Gestor de Mão de Obra (OGMO) local, há três décadas, e ocorre em um cenário de aumento das operações portuárias, envelhecimento do quadro atual e modernização dos processos logísticos.

Segundo a diretora-executiva do OGMO Paranaguá, Shana Carolina Bertol, o movimento reflete um novo momento do sistema portuário. “Nunca tínhamos feito essa inclusão de trabalhadores porque o quadro estava bem dimensionado. Mas, com o avanço da idade dos TPAs, o crescimento do volume de carga e a modernização das operações, se tornou necessária a renovação”, afirmou em entrevista à Ilha do Mel FM.

Segundo a diretora-executiva do OGMO Paranaguá, Shana Carolina Bertol, o movimento reflete um novo momento do sistema portuário. Foto: Natan Santos/Ilha do Mel FM

A seleção envolveu diversas etapas, incluindo prova objetiva, testes de aptidão física e psicológica, exames médicos e, agora, a fase final de capacitação. Os aprovados estão participando de dois cursos básicos voltados à operação portuária, fundamentais para sua futura atuação nas faixas operacionais.

A expectativa é de que, até a segunda quinzena de maio, os novos TPAs estejam integrados às equipes que atuam no cais. Para facilitar essa transição e acolhimento, o OGMO lançou o programa “Companheiros de Jornada”, uma iniciativa que busca promover o acompanhamento dos recém-chegados por TPAs mais experientes. “É um programa de apadrinhamento. Os novos trabalhadores vão indicar quem mais os ajudou nesse processo, e os orientadores mais votados serão premiados. É uma forma de valorizar a solidariedade entre os trabalhadores e garantir que esse início seja seguro e produtivo”, explica Shana.

Tecnologia a favor da segurança

A formação dos novos TPAs também contará com uma inovação inédita no país: a implementação do aplicativo OSH Ports, ferramenta desenvolvida pela Federação Internacional dos Trabalhadores em Transportes (ITF), em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

A apresentação do aplicativo foi feita em Paranaguá por Luís de Lima, líder regional da campanha portuária da ITF. Foto: Josias Nascimento/Ilha do Mel FM

A apresentação do aplicativo foi feita em Paranaguá por Luís de Lima, líder regional da campanha portuária da ITF. A iniciativa visa fortalecer a cultura de saúde e segurança no ambiente portuário, oferecendo capacitação contínua sobre riscos, prevenção de acidentes e direitos trabalhistas. “É um setor de altíssimo risco. O aplicativo chega para auxiliar os trabalhadores a se precaverem e se protegerem. Estamos felizes por lançar essa iniciativa justamente em Paranaguá, um porto que está na vanguarda da renovação da sua mão de obra”, destaca.

A ferramenta é resultado de estudos que apontaram elevados índices de acidentes e fatalidades em portos do Oriente Médio e se propõe a mudar essa realidade por meio da educação digital e sindical. “É um aplicativo voltado à conscientização e à formação profissional. Os novos TPAs já terão acesso a isso desde o início, o que marca uma diferença em relação às gerações anteriores, que não tiveram esse tipo de suporte”, complementa Luís.

Resultado de uma luta histórica dos sindicatos

A renovação dos quadros é celebrada especialmente pelos sindicatos de trabalhadores portuários, que há anos vinham reivindicando a abertura de novas vagas. José Eduardo Antunes, presidente do Sindicato dos Conferentes de Carga e Descarga nos Portos do Estado do Paraná (CONFEPAR), destacou o caráter histórico do processo seletivo.

José Eduardo Antunes, presidente do Sindicato dos Conferentes de Carga e Descarga nos Portos do Estado do Paraná (CONFEPAR), destacou o caráter histórico do processo seletivo. Foto: Josias Nascimento/Ilha do Mel FM

“Durante a pandemia da covid-19, quando muitos trabalhadores com comorbidades precisaram ser afastados, percebemos o quanto estávamos vulneráveis pela idade avançada do nosso quadro. Esse processo seletivo é fruto de uma demanda histórica. Lutamos muito para chegar até aqui”, afirma. O Sindicato dos Conferentes, por exemplo, receberá 19 novos TPAs nesta etapa inicial.

Para Antunes, a união entre OGMO, sindicatos e a ITF foi essencial. “Essa parceria representa um grande avanço no aperfeiçoamento dos conceitos de saúde e segurança no trabalho. Operar em um porto sempre envolverá riscos, mas quanto mais preparados e bem treinados forem os trabalhadores, mais segura e eficiente será a operação portuária”, avalia.

Futuro mais seguro e eficiente

Segundo a diretora-executiva do OGMO, Shana Bertol, com a previsão de início das atividades dos novos TPAs nas próximas semanas, o Porto de Paranaguá se antecipa a desafios futuros, promovendo a renovação da mão de obra e apostando em formação técnica aliada à inovação tecnológica. “O momento simboliza não apenas a continuidade, mas o fortalecimento das operações, agora com novos profissionais preparados para enfrentar os desafios da atividade portuária com segurança, eficiência e espírito de cooperação. O porto vive um novo ciclo. E esse ciclo começa com gente nova, capacitada e acolhida. É o futuro do trabalho portuário que está sendo construído agora”, conclui.

SendShare130Send

Notícias Relacionadas

Foto: Silvia Costa
Paranaguá

Revitalização dos casarões do Centro Histórico avança com aporte de R$ 2 milhões

5 de dezembro de 2025
Foto: Wilson Leandro
Esportes

Paranaguá sedia Brasileiro de Menores e recebe 1.200 atletas entre 4 e 7 de dezembro

4 de dezembro de 2025
Foto: Moyses Zanardo
Paranaguá

Natal Solidário do Provopar transforma Estação Ferroviária em cenário natalino em Paranaguá

4 de dezembro de 2025
Foto: Moyses Zanardo
Paranaguá

Projeto ‘Guardiões dos Manguezais Parnanguaras’ avança e reforça a preservação ambiental em Paranaguá

4 de dezembro de 2025
Foto: Moyses Zanardo
Paranaguá

Paranaguá será sede de acervo itinerante de museus estaduais a partir de 2026

3 de dezembro de 2025
Foto: Guarda Civil Municipal
Paranaguá

GCM inicia Operação Muralha Azul Marinho para reforçar segurança no Centro de Paranaguá durante festas de fim de ano

2 de dezembro de 2025
Próxima Notícia
Praia da Ilha do Mel e Estação Ferroviária de Paranaguá recebem sessões gratuitas de cinema

Praia da Ilha do Mel e Estação Ferroviária de Paranaguá recebem sessões gratuitas de cinema

Por favor login para participar da conversa

OUÇA ON-LINE

Seu navegador não suporta a reprodução de áudio.

TELEFONE COMERCIAL

- Kadu Moccia: (41) 98424-3738
- Danielle Braz: (41) 99673-7392

WHATSAPP

ENDEREÇO

Av. Gabriel de Lara, 1553, João Gualberto
83221-554 - Paranaguá - PR

E-MAIL

comercial@ilhadomelfm.com.br

Instagram Youtube Facebook
Instagram Youtube Facebook

2023 – Todos os Direitos Reservados a Rádio Ilha do Mel FM Ltda
Desenvolvido por Contteudo

Whatsapp Instagram Youtube Facebook Twitter
2023 – Todos os Direitos Reservados a Ilha do Mel
Desenvolvido por Contteudo
Sem resultados
Exibir todos os resultados
  • Home
  • Policial
  • Transito
  • Litoral
  • Portos
  • Entretenimento
  • Contato
  • Eleições 2024

© 2023 Ilha do Mel - Desenvolvido e Hospedado por Contteudo .