O Aquário de Paranaguá iniciou nesta terça-feira, 9 de setembro, a reforma dos espaços “Oceano” e “Pinguinário”, com investimento de R$ 72 mil da Portos do Paraná por meio do projeto “Apadrinhe o Seu Recinto”.
As melhorias beneficiarão mais de 200 peixes e os três pinguins-de-magalhães que vivem no local, além de aprimorar a experiência dos visitantes.
Foto: Portos do Paraná
MELHORIAS
Entre as mudanças estão a instalação de quatro televisores com informações sobre os animais, pintura e manutenção dos ambientes, polimento dos vidros para facilitar a visualização dos pinguins e reparos na iluminação.
O “Pinguinário” ganhará ambientação imersiva inspirada na Patagônia, região de origem da espécie. Já no “Oceano”, o maior tanque do espaço, serão adquiridos equipamentos para fortalecer o sistema de filtragem.
Foto: Portos do Paraná
DECLARAÇÕES
Para o gerente de Meio Ambiente da Portos do Paraná, Thales Trevisan, a iniciativa reforça o compromisso da empresa com a sustentabilidade.
“A Portos do Paraná possui em seu planejamento estratégico o eixo da sustentabilidade, buscando cada vez mais incorporar os princípios ESG em suas ações. Patrocinar o Aquário, que é um importante ponto turístico da cidade e repleto de ações de educação ambiental, está totalmente alinhado a este propósito, o que é muito gratificante para nós”, afirmou.
A gestora do Aquário, Camila Virga, destacou a importância do apoio.
“Tudo isso faz com que a gente se aproxime do povo parnanguara e que eles entendam que isso aqui é deles. Não é só um empreendimento da cidade, mas é do povo parnanguara”, disse.
Foto: Portos do Paraná
ATRAÇÕES
O Aquário de Paranaguá, um dos maiores do Sul do país, pertence ao Instituto Água e Terra (IAT) e está sob concessão da mesma empresa que administra o Aquário do Guarujá.
O espaço abriga dezenas de espécies marinhas e de água doce, répteis e tartarugas, além de atrações como o mergulho da sereia, visitas guiadas e atividades educativas.
Em 2024, aproximadamente 32 mil visitantes conheceram o local, que atua em três frentes: educação, pesquisa e lazer.
Foto: Portos do Paraná
OPINIÕES
A experiência também é aprovada pelos visitantes. As irmãs Aurora e Milena Melo se encantaram com o passeio.
“Eu gostei da cauda dela”, disse Aurora sobre a sereia. “Achei muito legal os pinguins”, completou Milena.
O servidor público Marcos Rezende, que visitou o espaço com a família, elogiou a iniciativa.
“Lindo o aquário, magnífico. É uma ótima iniciativa, a gente adorou muito. A visita valeu muito a pena”, destacou.