Portos do Paraná registram recorde histórico de movimentação de cargas no primeiro semestre de 2025
A Portos do Paraná se consolidam como referência nacional em eficiência e logística portuária, contribuindo para o desenvolvimento econômico de todo o país
A Portos do Paraná bateu um novo recorde de movimentação de cargas no primeiro semestre de 2025.
RECORDE
Entre janeiro e junho, foram registrados 34.252.008 toneladas em exportações e importações, um aumento de 1,4% em relação ao mesmo período de 2024, quando o volume somou 33.780.236 toneladas.
“Este é o melhor semestre da nossa história”, afirmou Luiz Fernando Garcia, diretor-presidente da Portos do Paraná. Ele destacou o investimento contínuo em infraestrutura e qualificação como fatores decisivos para a fidelização de clientes.
Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná
EXPORTAÇÕES
A exportação somou 21.275.295 toneladas, com crescimento de 0,1% em relação ao volume de 2024, de 21.261.128 toneladas.
A soja liderou as exportações com 7.863.227 toneladas embarcadas. O farelo de soja também teve destaque, com 3.428.464 toneladas destinadas principalmente à França, Países Baixos e Coreia do Sul, totalizando US$ 1,1 bilhão FOB.
No óleo de soja, os portos paranaenses responderam por 64% das exportações brasileiras, com 528 mil toneladas.
Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná
IMPORTAÇÕES
As importações cresceram 3,7% no semestre, passando de 12.519.108 toneladas em 2024 para 12.976.714 toneladas neste ano.
O principal produto foi o fertilizante, com 5.251.240 toneladas desembarcadas, originadas da China, Rússia e Canadá, com destino a diversos estados brasileiros. Os portos paranaenses lideram a entrada desse insumo no país, com 27% da movimentação nacional.
Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná
CONTÊINERES
O volume de contêineres movimentados também cresceu, de 780.457 TEUs em 2024 para 803.041 TEUs em 2025.
Destaque para a exportação de carnes, na qual os portos do Estado representam 34% da movimentação brasileira. Os principais destinos foram China, Emirados Árabes Unidos, Filipinas e Japão. Frango, carne bovina e suína foram os produtos mais embarcados.
Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná
INVESTIMENTOS
Para sustentar o crescimento, a Portos do Paraná está investindo mais de R$ 600 milhões na construção do Moegão – estrutura ferroviária que ligará 11 terminais por galerias aéreas e permitirá a descarga simultânea de até 180 vagões, eliminando manobras urbanas.
“Aumentaremos a capacidade de 550 para até 900 vagões por dia”, explicou o diretor de Engenharia e Manutenção, Victor Kengo.
Outra obra de grande impacto será o novo Píer em T, no Porto de Paranaguá, com investimento de R$ 2,2 bilhões, somando aportes públicos e privados. A estrutura ampliará a capacidade de carga para até 32 mil toneladas por hora no Corredor de Exportação Leste.
Com esses avanços, a Portos do Paraná se consolidam como referência nacional em eficiência e logística portuária, contribuindo para o desenvolvimento econômico de todo o país.