Prefeitura de Guaratuba publica novo decreto e libera o acesso as praias todos os dias, inclusive aos finais de semana e feriados.

O município de Guaratuba destaca a importância da responsabilidade compartilhada com o autocuidado, uso de máscara, manter a distância e evitar aglomeração.

17/10/2020 as 11:41

A Prefeitura de Guaratuba, no Litoral do Paraná, divulgou nesta sexta (16) o decreto nº 23.551 com flexibiliza ainda mais as medidas sobre a pandemia de Covid-19. Com o novo decreto, está liberada a utilização da areia e água das praias de Guaratuba e dos espaços públicos como praças, parques e campos ao ar livre para atividades esportivas, todos os dias da semana, inclusive feriados e fins de semana. O novo decreto também determina a intensificação da fiscalização sanitária no comércio local e de todos os serviços, de modo que haja responsabilidade compartilhada entre o poder público, os comerciantes, os prestadores de serviço e os trabalhadores em geral para a preservação de vidas no município, mesmo diante do aumento de pessoas com a proximidade da temporada de verão. Também estão mantidos o uso de máscara, álcool em gel 70 % e a não aglomeração.

O secretário de Saúde do município, Gabriel Modesto, afirmou que a decisão foi tomada após a dificuldade dos órgãos públicos de fiscalizar o uso da faixa de praia. Ele insiste que a responsabilidade contra a contaminação por coronavírus é compartilhada com a população: "Se você vai na praia e vê aglomeração, não fique naquele lugar. Estamos apostando no autocuidado. Nós vamos continuar a nossa fiscalização, mas a população precisa se cuidar", afirmou ele. 

Leia o decreto na íntegra: decreto nº 23.551