Com foco na mobilidade acessível e na promoção de um trânsito mais seguro, a Prefeitura de Paranaguá realizou, na última terça-feira (20), uma ação especial em alusão à campanha Maio Amarelo 2025, de conscientização para redução de acidentes de trânsito. A atividade foi promovida pela Secretaria Municipal de Inclusão (Semi) e pela Superintendência Municipal de Trânsito (Sumtran), em parceria com o SEST SENAT e a Guarda Civil Municipal (GCM), reunindo comunidade, profissionais da saúde e agentes de segurança.
A programação incluiu a emissão gratuita de credenciais para Pessoas com Deficiência (PCDs), atendimentos de saúde, atividades educativas e a interação com o público por meio de experiências práticas de conscientização, como o uso de óculos simuladores de embriaguez, que demonstram os riscos de dirigir sob efeito de álcool.
A secretária municipal de Inclusão, Isabelle Dias, destacou o caráter transformador da ação. “Hoje é um dia muito importante para a inclusão e a mobilidade acessível em nossa cidade”, disse. Para ela, a iniciativa representa “respeito, dignidade e o reconhecimento dos direitos de cada cidadão”.
“Quando garantimos acesso adequado às vagas, promovemos autonomia, facilitamos o cotidiano de quem enfrenta desafios diários e tornamos o espaço público mais justo e acolhedor”, completou Isabelle.
A ação teve impacto imediato para moradores como Sueli Franco, de 67 anos, a primeira a garantir sua carteirinha no local. “Estou muito feliz, fui muito bem atendida, desde que entrei pela porta até finalizar o atendimento. Estão de parabéns”, relatou.
Além do suporte na emissão de documentos, o SEST SENAT ofereceu serviços gratuitos de aferição de pressão arterial, testes de glicemia e orientações sobre saúde. Segundo Cibelle Ribeiro, representante da instituição, o envolvimento na campanha reforça o papel da entidade na educação para o trânsito. “Estamos na campanha Maio Amarelo juntamente com a equipe de educação para o trânsito da Guarda Civil Municipal. Trouxemos também cuidados com a saúde, atendendo sempre toda a comunidade de Paranaguá e região litorânea”, afirmou.
A chefe da Divisão de Educação para o Trânsito da GCM, Cristiane Maia Paixão, enfatizou o compromisso da Guarda com a prevenção de acidentes e a mudança cultural no trânsito. “A Sumtran está emitindo credenciais para PCDs. Trouxemos um tapete interativo para destacar os perigos da mistura entre direção e álcool”, disse.
Ela também detalhou a programação da campanha. “Nesta quinta-feira (22), estaremos no Colégio Alberto Gomes Veiga com ações educativas e, no dia 31, realizaremos um passeio ciclístico aberto à população”. “Precisamos mudar urgentemente esse quadro de acidentes em nossa cidade. Não podemos normalizar esses índices”, finalizou.
A programação do Maio Amarelo segue até o final do mês com atividades educativas em escolas, ações de saúde e mobilizações comunitárias.











