A Prefeitura de Pontal do Paraná confirmou a construção de uma ciclovia na PR-412 entre os balneários de Shangri-lá, Barrancos e Atami. Os trabalhos começam ainda neste mês de agosto. Com extensão de 2.852 metros, a obra tem entrega prevista para acontecer entre agosto e setembro de 2024. A obra será executada pela empresa BRF Engenharia. O investimento será de 467 mil reais nas obras da ciclovia, que será complementada com iluminação pública. A nova ciclovia terá 1 metro e meio de largura, com pinturas e sinalização.
As obras são previstas no Plano Plurianual (PPA) buscando melhorias na mobilidade urbana. Dados do município apontam que, em Pontal do Paraná, 22% da população utiliza a bicicleta como principal meio de transporte. Terá ainda uma segunda obra no trecho entre os balneários Shangri-lá, Barrancos e Atami, que contemplará a iluminação pública em toda a extensão da ciclovia. A licitação para a iluminação neste trecho está em fase final. Em seguida, será assinada a ordem de serviço.
A prefeitura entregou, até o momento, 5.500 metros de vias sinalizadas para bicicletas, sendo 3.700 metros entre Praia de Leste e Guarapari e 1.800 metros entre Shangri-lá e Guapê. O município também já implantou ciclo-rotas ecológicas. São 10 quilômetros na região do Guaraguaçu, onde o ciclista pode conhecer o sítio arqueológico sambaqui que tem quatro mil anos de história. Além disso, foram entregues outros 7 quilômetros que ligam Shangri-lá a Pontal do Sul