Por Luiza Rampelotti com informações da Prefeitura de Paranaguá
O acesso à saúde ocular em Paranaguá tem avançado com a implementação do programa federal “Olhar Brasil”, que oferece óculos de grau gratuitamente para pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa, fruto de uma parceria entre o Governo Federal, Estado e Município, beneficia alunos da educação básica, jovens, adultos e idosos acima de 60 anos.
Para participar do programa, é necessário que o interessado seja residente e domiciliado em Paranaguá, usuário do SUS e esteja vinculado à unidade básica de saúde da região onde mora. Além disso, a documentação exigida inclui o cartão do SUS, comprovante de residência e um parecer do serviço social da atenção primária de saúde.
Critérios para a obtenção dos óculos
De acordo com o superintendente de Gestão e Planejamento da Secretaria Municipal de Saúde, Luiz Felipe Corrêa, para garantir o benefício, o paciente deve apresentar uma receita oftalmológica emitida por um profissional credenciado ao SUS. “A receita precisa estar corretamente preenchida, com o nome do paciente, data e todas as informações necessárias para a confecção dos óculos. Além disso, não pode ter mais de seis meses de prescrição”, explicou.
Após passar pela consulta e obter a prescrição, o paciente agenda uma visita à ótica credenciada para escolher a armação. Assim que os óculos estiverem prontos, a entrega é feita sem custo ao beneficiário.

Atendimento inclusivo e ampliação do acesso
Diferente de outros programas sociais, o “Olhar Brasil” não restringe o atendimento apenas a pessoas de baixa renda, permitindo que qualquer usuário do SUS em Paranaguá possa ter acesso aos óculos gratuitamente. “É uma satisfação termos projetos que beneficiem a população. Isso mostra o quanto o SUS é necessário. Nossa gestão tem trabalhado para divulgar os serviços oferecidos, garantindo transparência e promovendo um atendimento mais humanizado e resolutivo para os munícipes”, destacou Corrêa.
Em março, já foram entregues 35 óculos a pacientes da cidade, enquanto outros 30 beneficiários aguardam a escolha de suas armações. Para mais informações sobre o programa, os interessados devem procurar as unidades básicas de saúde de Paranaguá, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.