O conselho de especialistas é claro: evite o uso de carvão ativado para clareamento dental. Venicius Reis Teixeira, dentista renomado, adverte que não há evidências de sua eficácia e alerta para os danos potenciais que pode causar aos dentes.
Embora o pó preto tenha se tornado uma tendência popular nas redes sociais devido à sua capacidade de remover manchas superficiais, sua abrasividade pode resultar em desgaste excessivo do esmalte dentário. Isso pode levar a complicações dolorosas, especialmente para aqueles com sensibilidade a temperaturas extremas.
Além disso, o carvão ativado apresenta o risco de manchar obturações, comprometendo ainda mais a saúde bucal. Porta-vozes de órgãos reguladores, como o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (Crosp), já se manifestaram contra o uso desse produto.
Diante desses alertas, é aconselhável buscar alternativas seguras e comprovadamente eficazes para o clareamento dental, sob a orientação de profissionais qualificados. A saúde dos seus dentes não deve ser comprometida em nome de modismos passageiros.
Com informações de Super Interessante