Servidores da Receita Federal que atuam na equipe de Vigilância e Repressão Aduaneira apreenderam na madrugada desta sexta-feira, 13, na BR-277, na cidade de Irati, um caminhão que saiu da região de fronteira com o Paraguai com mais de 3 mil smartphones e tabletes de origem estrangeira e sem documentação comprobatória de sua regular importação. A carreta estava carregada com fertilizantes.
Durante a abordagem, o motorista, de 54 anos, apresentou a equipe de fiscalização notas fiscais de uma transportadora de Foz do Iguaçu e declarou que transportava fertilizantes até Paranaguá.
Durante a vistoria da carreta, os servidores federais encontraram 65 caixas com smartphones e tabletes, totalizando 3.200 unidades, com valor estimado de R$ 2,5 milhões.
O caminhão e as mercadorias foram retidos e encaminhados para a sede da Delegacia da Receita Federal em Ponta Grossa para continuidade dos procedimentos de fiscalização que tendem a implicar na apreensão e consequente aplicação da pena de perdimento tanto das mercadorias sem comprovação da origem lícita como do veículo.
O motorista, preso em flagrante, foi encaminhado para a Delegacia da Polícia Federal. A carga de fertilizantes é lícita e deve ser liberada.
Com informações da RFB.











