Policiais Militares que estavam realizando um PB – Ponto Base de Patrulhamento, na região central de Matinhos, no começo da noite de domingo, 26, foram surpreendidos por ocupantes de um carro de passeio, que chegou em alta velocidade e com o pisca alerta acionado, no pátio do posto de combustíveis onde a viatura estava parada.
Uma mulher desesperada e carregando um recém-nascido no colo desceu correndo do veículo e pediu ajuda para os militares.
O menino, de apenas 7 dias, estava com as vias respiratórias obstruídas, possivelmente com leite materno e secreção, e com os lábios roxos.
Percebendo a gravidade da situação, os policiais iniciaram o protocolo de emergência que é utilizado para esses casos. A equipe realizou o procedimento conhecido como Manobra de Heimlich.
Após o recém-nascido expelir um pouco de secreção e voltar a respirar, com dificuldade, ele foi colocado na viatura e encaminhado com a mãe para a emergência da UPA – Unidade de Pronto Atendimento, instalada no Balneário de Praia Grande.
Atendido pela equipe médica que estava de plantão, o menino ficou em observação e já recebeu alta.