O Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio completa na sexta-feira, 30, os seus 105 anos de histórias. No dia 30 de maio de 1920, inaugurava-se a atual construção do Santuário Estadual, onde hoje está a imagem de Nossa Senhora do Rocio, que foi encontrada em 1648 na baía de Paranaguá. No início era uma pequena igrejinha, em seguida construíram uma maior, e hoje é esse grande santuário.
A atual edificação foi inaugurada com o estilo arquitetônico Neobarroco, desenvolvido pelo arquiteto e pintor Alfredo Andersen, considerado o “pai da pintura paranaense”. A então paróquia de Nossa Senhora do Rocio foi declarada Santuário Estadual em 2003 pelos bispos do Paraná.

“Estou aqui no Santuário de Nossa Senhora do Rocio, essa linda igreja, que agora, no dia 30 de maio, completa 105 anos de inauguração. Eu quero convidar você para participar o dia todo da nossa programação, começando às 6 horas com a missa e novena dedicada à Padroeira do Paraná. Depois, às 15 horas novamente, e após a missa das 19 horas, teremos um saboroso bolo partilhado com todo mundo que se fizer presente. Venha celebrar e agradecer a Deus por esse templo sagrado, fonte de bênçãos e graças do céu”, convidou o padre Dirson Gonçalves, reitor do Santuário do Rocio.
O Santuário do Rocio é um importante Polo do turismo religioso do Paraná que atrai milhares de devotos. Anualmente, no dia 15 de novembro, no dia de Nossa Senhora do Rocio, mais de 150 mil pessoas visitam a igreja centenária.




Nos dias atuais, o complexo do Santuário do Rocio é composto por instalações ao redor da igreja, sendo as principais: a gruta de Nossa Senhora do Rocio, salão social, Praça da Fé, prédio administrativo, loja oficial e o Complexo Turístico Mega Rocio.









