O mês de setembro terá início nesta segunda-feira, com temperaturas mais elevadas e chuvas mais frequentes em todo o Paraná, de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). A transição marca o fim do inverno meteorológico e o início da primavera, caracterizada por dias quentes intercalados com precipitações.
CLIMA
Segundo o meteorologista Reinaldo Kneib, do Simepar, setembro é historicamente o mês em que as chuvas retornam ao estado.
“O vento começa a predominar da região amazônica para o Sul do País, transportando calor e umidade. Os sistemas precipitantes se formam geralmente no Paraguai, Norte da Argentina e faixa oeste da região Sul. Por isso, na segunda quinzena de setembro, chove com mais frequência”, explicou.
CHUVAS
As cidades próximas a Doutor Ulisses, Jaguariaíva, Cambará, Jacarezinho e Santo Antônio da Platina registram os menores volumes de chuva no mês, com acumulados médios entre 75 mm e 100 mm.
Já no Centro-Sul e Oeste, em municípios como Cascavel, Guarapuava e Telêmaco Borba, a média chega a 200 mm. Nas demais regiões, os acumulados variam de 100 mm a 150 mm.
TEMPERATURAS
No quesito temperatura, as regiões mais frias permanecem sendo as de maior altitude, como Palmas, General Carneiro e Curitiba, onde a média varia de 12°C a 14°C. Já no Noroeste e no extremo norte, próximo à divisa com São Paulo, os termômetros chegam a marcar até 22°C em média.
Em cidades como Maringá, Guaraqueçaba, Pato Branco e Francisco Beltrão, as médias ficam entre 16°C e 20°C.
PREVISÃO
A virada do mês será dividida entre céu nublado e sol. Na metade Leste, incluindo a capital e o Litoral, haverá bastante nebulosidade e possibilidade de garoa.
“O vento do oceano transporta umidade, mantendo o céu encoberto e pouca variação de temperatura”, destacou o meteorologista Samuel Braun, do Simepar.
Na capital, as mínimas ficam em 13°C e as máximas não passam dos 20°C. No Litoral, as máximas chegam a 24°C. Já no interior, o sol predomina e as temperaturas devem ultrapassar os 30°C em áreas do Oeste, Noroeste e Norte.
Com informações da AEN









