O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná, Simepar, informou que, após as chuvas intensas registradas desde domingo, o tempo começa a apresentar melhora gradual no Litoral a partir de quarta-feira, 3. As precipitações atingiram cidades como Pontal do Paraná, Guaratuba e Matinhos, que registraram volumes acima de 10 mm já nas primeiras horas da manhã de segunda-feira.
CHUVA
A instabilidade começou no domingo, quando áreas de tempestade se formaram em várias regiões do Estado, resultado do forte calor, umidade vinda do Norte do Brasil e influência de um sistema de baixa pressão entre o Paraguai e a Argentina.
Na segunda-feira, 1, o Litoral já acumulava mais de 10 mm de chuva antes das 8h30 em diferentes pontos, incluindo Pontal do Sul, Guaratuba e Matinhos.
O meteorologista do Simepar, Samuel Braun, ressaltou que a instabilidade foi irregular.
“A chuva forte que ocorreu entre os Campos Gerais e a Região Metropolitana de Curitiba foi pontual, ou seja, não choveu em todos os municípios. A tendência para as próximas horas é de que a instabilidade ganhe força”, explicou.
RISCO
A previsão para esta segunda e terça-feira aponta possibilidade de tempestades com raios, rajadas de vento e até granizo em praticamente todas as regiões, incluindo o Litoral. Entre a tarde de segunda e a madrugada de terça, o aviso meteorológico indicou risco moderado no Litoral para ocorrências associadas à chuva intensa em curto período.
Para a tarde de terça-feira, o Simepar destaca risco alto na faixa litorânea para tempestades localizadas, descargas elétricas e rajadas de vento.
MAR
A condição marítima também preocupa. De acordo com o Simepar, entre a tarde de quarta-feira e a manhã de quinta-feira, o mar ficará agitado, com ondas entre 1,5 e 3 metros e picos maiores em alto-mar — situação que exige atenção de pescadores, navegadores e banhistas.
MUDANÇA
Na quarta-feira, 3, a instabilidade persiste apenas em parte do Litoral e do Norte do Estado. A partir da tarde, o tempo começa a ficar mais estável, embora as temperaturas continuem elevadas.
Já entre quinta e sexta-feira, 4 e 5, a presença de umidade vinda do oceano deixa o céu com mais nuvens na faixa litorânea e contribui para amanheceres mais frios, com mínimas entre 14°C e 15°C.
Com informações da AEN








