Ilha do Mel FM
sábado, dezembro 6, 2025
Sem resultados
Exibir todos os resultados
  • Home
  • Policial
  • Transito
  • Litoral
  • Portos
  • Entretenimento
  • Contato
  • Eleições 2024
Ilha do Mel FM
Sem resultados
Exibir todos os resultados
sábado, dezembro 6, 2025
Ilha do Mel FM
Sem resultados
Exibir todos os resultados
Home Paranaguá

Síndromes respiratórias aumentam em Paranaguá e atingem principalmente crianças; 33 mil pessoas ainda não se vacinaram

por Redação Ilha do Mel
04/06/2025 - 20:42
Síndromes respiratórias aumentam em Paranaguá e atingem principalmente crianças; 33 mil pessoas ainda não se vacinaram

Paranaguá registra um aumento de aproximadamente 30% nos casos de síndromes respiratórias entre crianças, segundo a secretária municipal de Saúde, Patrícia Scacalossi. Foto: Reprodução/Internet

Por Luiza Rampelotti

A aproximação do inverno em Paranaguá vem acompanhada de um cenário preocupante: o aumento de síndromes respiratórias agudas (SRAG), principalmente entre crianças. O alerta é da Secretaria Municipal de Saúde, que identificou um crescimento de atendimentos por doenças respiratórias nas unidades básicas de saúde (UBS) e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município, especialmente nas últimas semanas de maio.

De acordo com a secretária Patrícia Scacalosi, entre os dias 27 e 29 de maio, cerca de 700 a 800 pessoas buscaram atendimento na UPA, muitas com sintomas gripais e respiratórios. “As crianças são as mais atingidas. Tivemos um aumento de 30% nos casos de síndromes respiratórias nesse público“, afirmou em entrevista à Ilha do Mel FM.

Doenças mais frequentes

Segundo o levantamento da Vigilância em Saúde, entre os meses de janeiro e maio de 2025, as doenças respiratórias mais registradas em Paranaguá foram o resfriado comum (nasofaringite), com 786 casos, seguido pela influenza (gripe por vírus), com 553 notificações. A rinite aparece com 304 registros, e a asma com 301. Também foram identificados 199 casos de Covid-19, 67 de pneumonia e 3 de tuberculose.

No total, já são 2.209 casos notificados apenas nos cinco primeiros meses do ano, número que pode ultrapassar os de 2024 até o fim de 2025, caso a tendência de aumento se mantenha. Em comparação, foram 4.899 casos em todo o ano de 2024 e 7.212 em 2023.

Patrícia destacou que os vírus mais comuns neste momento em Paranaguá são o rinovírus e o adenovírus, associados ao resfriado comum. No entanto, há circulação ativa do vírus Influenza A e do Vírus Sincicial Respiratório (VSR), este último responsável por quadros mais graves em crianças pequenas. “O VSR deu uma estacionada, mas seguimos atentos. Ele é perigoso em crianças e pode levar à internação se não for identificado logo”, alertou.

Crianças lideram os atendimentos

Os dados da Vigilância indicam que crianças de 1 a 10 anos concentram a maioria dos registros de doenças respiratórias em 2025. Apenas nessa faixa etária, foram contabilizados 1.657 atendimentos, o que representa 75% dos casos totais registrados até agora.

A secretária reforça que, embora a maioria dos casos possa ser tratada em casa, febre persistente deve ser sinal de alerta. “Se a criança estiver apenas com coriza e tosse leve, os pais podem cuidar em casa. Mas febre é indicativo para procurar uma unidade de saúde”, orientou.

Baixa cobertura vacinal e resistência da população

A campanha de vacinação contra a gripe começou em 1º de abril, mas ainda enfrenta resistência. Até agora, apenas 27 mil pessoas foram vacinadas em Paranaguá, o que representa cerca de 39% da meta. A estimativa da Secretaria de Saúde é que o público-alvo totalize 60 mil pessoas, o que significa que ainda faltam cerca de 33 mil a serem imunizadas.

“A população tem resistência à vacina. É um desafio cultural. Precisamos desconstruir essa ideia. A vacina contra a gripe é segura, estudada há décadas e a melhor forma de evitar complicações”, reforçou Patrícia. Ela destacou que a vacina de 2025 protege contra três cepas do vírus influenza: duas do tipo A e uma do tipo B.

Entre os grupos prioritários, a baixa adesão das gestantes chama a atenção. “As gestantes estão entre os grupos mais vulneráveis, e mesmo assim ainda não aderiram à vacinação. Quero fazer um apelo: se você está grávida, vacine-se. A vacina é segura para você e seu bebê”, disse a secretária.

Estratégias da prefeitura para ampliar a imunização

Para alcançar o público que ainda não se vacinou, a Secretaria Municipal de Saúde de Paranaguá tem realizado uma série de ações extramuros, expandindo a oferta da vacina para além das unidades básicas de saúde. A vacinação está sendo levada a CMEIs, escolas e empresas, além de ter sido promovida em locais de grande circulação, como o porto e o Shopping Estação Mall. A gestão também tem realizado campanhas de multivacinação aos sábados e estuda a realização de ações específicas no Aeroparque aos domingos.

Atualmente, a vacinação contra a gripe está aberta a toda a população a partir dos seis meses de idade. Todas as 16 unidades básicas de saúde estão aplicando a vacina das 8h às 16h, sem intervalo para o almoço.

De acordo com a secretária Patrícia Scacalosi, entre os dias 27 e 29 de maio, cerca de 700 a 800 pessoas buscaram atendimento na UPA, muitas com sintomas gripais e respiratórios. Foto: Reprodução/Ilha do Mel FM

Falta de profissionais ainda é desafio

Durante a entrevista, a secretária também destacou a falta de recursos humanos como um dos principais gargalos enfrentados pelo sistema de saúde municipal. Segundo ela, atualmente, Paranaguá conta com 36 equipes da Estratégia de Saúde da Família, enquanto o número considerado ideal pelo Ministério da Saúde é de 72.

Para recompor gradualmente essas equipes, a Prefeitura iniciou o chamamento de 29 agentes comunitários de saúde, aderiu ao Programa Mais Médicos – que prevê a chegada de quatro novos profissionais até setembro – e incorporou recentemente dois enfermeiros à rede básica.

“O déficit de profissionais impacta diretamente o atendimento nas UBSs e gera sobrecarga na UPA. Nosso objetivo é ampliar gradualmente essas equipes”, declarou.

Vacinação contra a gripe em Paranaguá

  • Público atual: toda população a partir de 6 meses de idade
  • Grupos prioritários: crianças, gestantes, idosos
  • Locais: 16 UBSs em Paranaguá (8h às 16h, sem fechar para o almoço)
  • Restrições: pessoas com febre ou com alergia severa a ovo devem evitar a vacina temporariamente
SendShare130Send

Notícias Relacionadas

Foto: Silvia Costa
Paranaguá

Revitalização dos casarões do Centro Histórico avança com aporte de R$ 2 milhões

5 de dezembro de 2025
Foto: Wilson Leandro
Esportes

Paranaguá sedia Brasileiro de Menores e recebe 1.200 atletas entre 4 e 7 de dezembro

4 de dezembro de 2025
Foto: Moyses Zanardo
Paranaguá

Natal Solidário do Provopar transforma Estação Ferroviária em cenário natalino em Paranaguá

4 de dezembro de 2025
Foto: Moyses Zanardo
Paranaguá

Projeto ‘Guardiões dos Manguezais Parnanguaras’ avança e reforça a preservação ambiental em Paranaguá

4 de dezembro de 2025
Foto: Moyses Zanardo
Paranaguá

Paranaguá será sede de acervo itinerante de museus estaduais a partir de 2026

3 de dezembro de 2025
Foto: Guarda Civil Municipal
Paranaguá

GCM inicia Operação Muralha Azul Marinho para reforçar segurança no Centro de Paranaguá durante festas de fim de ano

2 de dezembro de 2025
Próxima Notícia
Professores capturam cobra que apareceu no parque de CMEI no bairro Emboguaçu

Professores capturam cobra que apareceu no parque de CMEI no bairro Emboguaçu

Por favor login para participar da conversa

OUÇA ON-LINE

Seu navegador não suporta a reprodução de áudio.

TELEFONE COMERCIAL

- Kadu Moccia: (41) 98424-3738
- Danielle Braz: (41) 99673-7392

WHATSAPP

ENDEREÇO

Av. Gabriel de Lara, 1553, João Gualberto
83221-554 - Paranaguá - PR

E-MAIL

comercial@ilhadomelfm.com.br

Instagram Youtube Facebook
Instagram Youtube Facebook

2023 – Todos os Direitos Reservados a Rádio Ilha do Mel FM Ltda
Desenvolvido por Contteudo

Whatsapp Instagram Youtube Facebook Twitter
2023 – Todos os Direitos Reservados a Ilha do Mel
Desenvolvido por Contteudo
Sem resultados
Exibir todos os resultados
  • Home
  • Policial
  • Transito
  • Litoral
  • Portos
  • Entretenimento
  • Contato
  • Eleições 2024

© 2023 Ilha do Mel - Desenvolvido e Hospedado por Contteudo .