A soja em grão liderou a movimentação nos portos do Paraná entre janeiro e outubro, alcançando 13.015.446 toneladas exportadas pelo Porto de Paranaguá. O volume, divulgado pela Portos do Paraná, representa 21,2% de todas as cargas movimentadas neste ano. Em valor FOB, o total chega a US$ 5,2 bilhões. Desse montante, 91% teve como destino o mercado chinês.
PRODUÇÃO
O Brasil é o maior exportador mundial de soja, e o Paraná tem participação expressiva nesse cenário.
“Estamos confiantes de que as movimentações de soja sigam em alta nos próximos meses”, afirmou o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.
Em outubro, o porto registrou aumento de 60% na movimentação da commodity, passando de 508.876 toneladas em 2024 para 815.327 toneladas em 2025. Atualmente, 15 terminais operam com soja em grão.
MERCADO
A alta demanda chinesa e a produção recorde da safra brasileira impulsionaram as exportações. O cenário também foi favorecido pela redução das compras da China junto aos Estados Unidos devido a embates tarifários.
COMPLEXO
Dentro do complexo soja, Paranaguá mantém posições de destaque. O porto registra a segunda maior movimentação nacional de farelo de soja, com 5.517.043 toneladas exportadas de janeiro a outubro, equivalente a US$ 1,8 bilhão em valor FOB e um crescimento de 3% em relação ao ano anterior. Os principais importadores são Países Baixos, França, Espanha e Coreia do Sul.
No óleo de soja, Paranaguá segue líder nacional, respondendo por 63% do total exportado pelo Brasil até outubro, com volume superior a 860 mil toneladas destinadas a diversos países.
INVESTIMENTOS
Para ampliar a capacidade de exportação, o Porto de Paranaguá se prepara para novas obras estruturais. Entre elas está o Moegão, cuja construção está prevista para janeiro de 2026. O equipamento vai centralizar o descarregamento ferroviário e conectar 11 terminais por correias, elevando a capacidade de recepção para até 900 vagões por dia.
“Com a obra concluída, o Moegão poderá receber 24 milhões de toneladas de grãos e farelos por ano, atendendo aos terminais do Corredor de Exportação Leste e ampliando a produtividade, principalmente na exportação de soja”, destacou o diretor de Operações Portuárias, Gabriel Vieira.
EXPANSÃO
O Porto ainda iniciará a construção do Píer em ‘T’, que contará com quatro novos berços e um sistema de carregamento capaz de transportar até oito mil toneladas por hora. Outro avanço será o aprofundamento do canal de acesso, previsto após concessão do trecho na Bolsa de Valores — B3. O calado passará de 13,3 metros para 15,5 metros em até cinco anos, permitindo que cada navio transporte até 14 mil toneladas adicionais sem custo operacional extra.
COMPETITIVIDADE
As melhorias prometem ampliar a competitividade do Porto de Paranaguá, reduzir o tempo de operação das embarcações e aumentar a segurança das manobras, fortalecendo o papel do Paraná como protagonista na exportação de granéis vegetais sólidos.
Com informações da Portos do Paraná








