TCP promove ação especial para caminhoneiros com serviços gratuitos e foco em segurança
O evento aconteceu no pré-gate (SAV), local onde os motoristas aguardam inspeção e liberação para acessar o terminal, que recebe em média 1.300 caminhoneiros por dia
A TCP, empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, promoveu nesta terça-feira, 16, uma série de atividades gratuitas em homenagem ao Dia do Caminhoneiro.
O evento aconteceu no pré-gate (SAV), local onde os motoristas aguardam inspeção e liberação para acessar o terminal, que recebe em média 1.300 caminhoneiros por dia.
SERVIÇOS
Das 10h às 17h, os profissionais puderam aproveitar serviços como corte de cabelo e barba, aferição de pressão arterial e glicemia. Houve também a distribuição de brindes e de materiais educativos sobre segurança no trânsito.
“Os caminhoneiros são parceiros da TCP, pois desempenham um papel fundamental na cadeia logística brasileira, conectando o país de ponta a ponta. Por isso, esta ação tem como foco proporcionar um momento de bem-estar e cuidado para esses profissionais”, afirmou Kayo Zaiats, gerente de saúde, segurança do trabalho e meio ambiente da empresa.
Foto: TCP
SEGURANÇA
O SEST-SENAT participou da ação com uma experiência interativa: motoristas percorreram uma pista de obstáculos usando óculos que simulam os efeitos da embriaguez, destacando a importância da direção responsável.
“Algumas das atividades realizadas neste dia buscam não apenas promover o bem-estar e a saúde desses profissionais, mas também reforçar o papel dos motoristas como multiplicadores de boas práticas para a segurança no trânsito”, acrescentou Zaiats.
Foto: TCP
TECNOLOGIA
Durante a ação, equipes da Central de Atendimento ao Cliente da TCP apresentaram o aplicativo TCP GO, que permite agendar entradas e saídas, reduzir filas e otimizar processos.
“A adoção do TCP GO permite otimizar o fluxo de caminhões, estabelecer um canal de comunicação direta com os motoristas e aprimorar a experiência no Terminal”, destacou Giovanni Guidolim, gerente comercial, de logística e atendimento.
Foto: TCP
INFRAESTRUTURA
A iniciativa ocorre em meio às melhorias recentes no sistema viário do terminal. Em maio de 2025, a modernização do Gate 1 completou um ano, com investimento de R$ 30 milhões. A estrutura, que hoje conta com oito pistas, registrou aumento de 10% no fluxo de cargas em relação ao período anterior.
Além disso, a reforma do pátio de triagem, concluída em abril, duplicou a capacidade de atendimento de 80 para 160 veículos por hora, diminuindo o tempo de espera dos caminhoneiros.