Nesta sexta-feira, 12, às 19h, tem apresentação da peça ‘Kasperl e a Cerveja do Papa’, no CEU das Artes (Rua dos Jatobás, 560, Bairro Jardim Iguaçu).
Já no fim de semana , sábado 13, às 17h e às 20h30, serão duas apresentações na Praça Conceição Zella (Rua Silvino Trípole, Bairro Alexandra):
– 17h – O Flautista de Hamelin
– 20h30 – Kasperl e a Cerveja do Papa.
Paranaguá foi uma das cidades escolhidas por causa da forte ligação com a cultura germânica. Esse é um circuito abrangente de 69 apresentações gratuitas de dois espetáculos teatrais pautados na cultura alemã: um que faz o resgate da tradição do teatro de bonecos popular alemão trazido por imigrantes ao Sul do país e outro inspirado na lenda alemã “Der Rattenfänger Von Hameln”, ambos do repertório da Companhia Trip Teatro, de Rio do Sul, que é conhecida e premiada mundialmente.
Parte das apresentações terão acessibilidade em Libras e audiodescrição, para garantir a inclusão de pessoas com deficiência auditiva e visual. Estima-se que aproximadamente 6.900 pessoas sejam alcançadas diretamente por esse projeto no Sul do país.
É importante celebrar a imigração alemã com apresentação teatral justamente para fomentar e fortalecer a cultura, promover o acesso à arte e garantir a preservação e valorização do patrimônio cultural do país.
SINOPSES
Espetáculo: Kasperl e a Cerveja do Papa
Num mosteiro muito antigo, onde se produz a melhor cerveja daquela região, a notícia da visita do Papa causa grande confusão. Conseguirá o Frei beberrão conter sua sede e reservar o melhor barril de cerveja para o Papa? Ou será necessário contar com a ajuda do popular Kasperl e sua maneira politicamente incorreta de resolver qualquer situação?
Descobriremos na próxima rodada! Prosit!
Espetáculo: O Flautista de Hamelin
Três artistas medievais chegam sem aviso juntos de sua pequena carroça, que aos poucos se transforma na cidade de Hamelin para contar a clássica história do Flautista que livra a cidade de uma peste de ratos e sobre a importância de cumprir os tratos feitos.
Esse espetáculo é resultado de uma parceria com a companhia espanhola “Los Titiriteros de Binéfar” e foi patrocinado pela Funarte através do prêmio Edital Myriam Muniz | 2007.
SOBRE A TRIP TEATRO
A Trip Teatro há mais de três décadas encanta públicos de todas as idades. Já realizou apresentações em todas as capitais brasileiras e em outros 15 países ao redor do mundo, abrangendo três continentes: América do Sul, Europa e Ásia. Criou em 2004 o ‘Centro de Pesquisa e Produção de Teatro de Animação’, em Rio do Sul desenvolvendo projetos culturais como festivais, eventos de formação e outras ações que lhe renderam diversos prêmios. Atualmente é uma das gestoras do Teatro Embaixo da Ponte, espaço cênico pitoresco situado embaixo de uma ponte, no centro de Rio do Sul.
Em 2012 foi homenageada com a Medalha de Mérito Cultural Cruz e Souza, concedida pelo Conselho Estadual de Cultura e Governo do Estado de Santa Catarina.
Com informações e imagem da Assessoria de Imprensa