Com oito paradas marcadas, a temporada de navios de cruzeiro retorna ao Paraná no dia 17 de dezembro, em Paranaguá, cidade histórica do Litoral. Os roteiros serão operados semanalmente pelo navio Armonia, da companhia de cruzeiros italiana MSC, que possui 275 metros de comprimento, 29 de largura e 54 metros de altura. A capacidade é para 2.520 passageiros e 780 tripulantes. Eles farão o trecho Las Palmas (Espanha) a Itajaí, Ilhabela a Itajaí e Buenos Aires (Argentina) a Itajaí.
Com o Estado novamente no itinerário do navio – que passa por águas brasileiras e internacionais –, centenas de turistas terão a oportunidade de desembarcar e conhecer mais da cidade histórica e de outros atrativos turísticos paranaenses, incluindo as atrações do Verão Maior Paraná.
Assim como da última vez, a temporada de 2024/25 terá a recepção do contingente de turistas em um espaço montado pela Secretaria de Estado do Turismo (Setu-PR), em parceria com a Agência de Desenvolvimento Cultural e do Turismo Sustentável (Adetur Litoral), na Praça Mario Roque, bem no Centro Histórico de Paranaguá.
A estrutura e condução dos passageiros – que desembarcam no Porto de Paranaguá e na sequência são guiados até a praça – tiveram modificações para este ano, com foco em uma melhor organização e conforto. O Complexo Mega Rocio, onde os passageiros passam pela aduana e embarcam ou retornam ao navio, também está sendo revitalizado.
O secretário estadual do Turismo, Márcio Nunes, afirma que a decisão da operadora em manter as paradas no Paraná reflete os grandes investimentos feitos no setor, aliado as belezas e potenciais turísticos encontrados no Estado. “Na última temporada, o Governo do Estado investiu cerca de R$ 1 milhão para atender embarques e desembarques, por meio de infraestrutura e climatização no Complexo Mega Rocio e da Praça Mario Roque”, disse.
“A última temporada ajudou a atrair um grande número de turistas estrangeiros no Paraná, que já vinha em crescimento constante graças às ações e iniciativas de fomento do Estado. Realizamos também grandes investimentos, com um destaque a prestação de serviços, porque o turismo bem executado, é aquele que tem serviços qualificados”, completou.
Ao longo do ano, o Estado vem se preparando e qualificando estruturas e profissionais, com foco em aprimorar o atendimento e recepção dos turistas que chegam por via marítima. Uma das iniciativas foi da Portos do Paraná, que promoveu em outubro um curso de inglês gratuito aos comerciantes da Ilha do Mel para atendimento aos turistas, com foco naqueles que chegam em navios de cruzeiros. O Sesc /PR e Senac /PR ministraram o curso após uma solicitação da própria comunidade, que recebeu grande fluxo de cruzeiristas estrangeiros.
CHEGADAS – A primeira parada no Estado, no dia 17, está prevista para as 8h, com turistas que embarcaram no porto de Las Palmas G. Canária, na Espanha. Na sequência, no dia 20, o MSC chega às 10h de um navio vindo de Ilhabela. Em dezembro (27) e em janeiro (dias 03, 10, 17, 24 e 31) chegam navios sempre às 8h, com origem de Buenos Aires, na Argentina. Todos os cruzeiros seguem ao final do dia para o Porto de Itajaí, no litoral de Santa Catarina.
Irapuan Cortes, o diretor-presidente do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor no Estado, salienta que a nova temporada de cruzeiros eleva o nível do turismo estadual mais uma vez.
“Nenhuma operadora decide atracar seu navio em um destino que não tem: qualidade, potencial e infraestrutura. Por isso entendemos essa nova temporada como uma chancela de qualidade, mostrando que o Paraná tem esse valor turístico que pode e precisa ser cada vez mais aprimorado. Essas ações impulsionam o nosso setor, a economia e colocam o Paraná na prateleira de cima do turismo internacional”, disse.
HISTÓRICO – A primeira temporada de cruzeiros no Paraná aconteceu entre dezembro de 2023 e março de 2024, e chegou ao fim com mais de 39 mil pessoas embarcando, desembarcando e passeando em Paranaguá e no Litoral do Estado. No dia 08 de março deste ano, o navio MSC Lirica fez a 15ª e última parada no porto daquela temporada. Além dele, o MSC Musica também passou pelo Estado no dia 23 de dezembro. A temporada movimentou mais de R$ 25 milhões na economia local.
Na edição passada, os passageiros dos navios eram sempre recebidos com música ao vivo – destaques ao chorinho e ao tradicional fandango caiçara –, estandes com venda e demonstração de produtos, comercialização de pacotes turísticos por pontos do Litoral do Paraná – como Morretes e a Ilha do Mel –, além de outras atividades. A expectativa é que, para este ano, as diversas programações culturais e atrativos sejam novamente apresentados aos viajantes, movimentando a cadeia produtiva do setor e a economia da região.
Confira a programação:
17/12 – escala das 8h às 18h
20/12 – escala das 10h às 20h
27/12 – escala das 8h às 19h
03/01 – escala das 8h às 19h
10/01 – escala das 8h às 19h
17/01 – escala das 8h às 19h
24/01 – escala das 8h às 19h
31/01 – escala das 8h às 19h
Fonte: AEN