ATUALIZAÇÃO ÀS 7H40 – A pista sentido Litoral permanece totalmente interditada preventivamente e o fluxo de veículos segue pela pista sentido Curitiba, que está operando em mão dupla. No momento, lentidão de 8 quilômetros no sentido Paranaguá. Não há fila no sentido Curitiba.
Motoristas que planejavam descer a serra em direção ao Litoral do Paraná na manhã desta terça-feira (10) encontraram a viagem interrompida. Uma queda de talude, registrada na madrugada na altura do quilômetro 43,010 da BR-277, no município de Morretes, forçou a interdição total e preventiva da pista no sentido Paranaguá.
Equipes da concessionária EPR Litoral Pioneiro, responsável pelo trecho, foram acionadas imediatamente e já estão no local realizando os trabalhos de avaliação de risco e limpeza da pista. O bloqueio é uma medida de segurança para evitar acidentes, uma vez que há risco de novos deslizamentos.
Como consequência da interdição, o tráfego foi represado na praça de pedágio de São José dos Pinhais. O fluxo de veículos com destino ao Litoral está completamente interrompido, resultando em um congestionamento que já atinge 2 quilômetros na região.
Situação do trânsito
No momento, a situação para os motoristas é a seguinte:
- Sentido Litoral: pista totalmente interditada no km 43, em Morretes. O fluxo está bloqueado na praça de pedágio de São José dos Pinhais.
- Sentido Curitiba: o tráfego flui com restrições. Apenas a faixa 2 (da direita) está liberada para a passagem de veículos no ponto do deslizamento. A faixa 1 (da esquerda), mais próxima ao talude, permanece interditada por segurança.
Ainda não há previsão oficial para a liberação completa da rodovia no sentido Litoral. A EPR Litoral Pioneiro informou que a reabertura só ocorrerá após a conclusão da limpeza e a garantia de que não há mais riscos para os usuários.
Informações e rotas alternativas
A concessionária orienta os motoristas a adiarem a viagem ou procurarem rotas alternativas, como a Estrada da Graciosa (PR-410), verificando antes as condições de tráfego e segurança da via.
Para atualizações em tempo real, os usuários podem entrar em contato com a EPR Litoral Pioneiro pelo telefone 0800 277 0153, que também funciona como canal de atendimento via WhatsApp. Além disso, a empresa disponibiliza um canal informativo no WhatsApp para acompanhar as condições da rodovia.









