Por Nicolly Paiffer
Viajar é, muitas vezes, buscar o novo. Mas há lugares que nos convidam a fazer o caminho inverso e mergulhar no antigo, no que já foi e contribuiu para a construção do agora. E, se você é daquelas pessoas apaixonadas por arquitetura, antiguidade e história, o Museu precisa estar no seu roteiro turístico por aqui.
No coração do centro histórico de Paranaguá, entre ruas de pedra e vista pro mar, fica o prédio que hoje abriga o Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR. Mas quando foi construído, em 1755, foi escola e moradia de jesuítas, que eram padres missionários que vieram, com Bíblia e sotaque europeu, catequizar os habitantes ainda no período colonial, por solicitação da própria Câmara de Paranaguá da época. A construção levou anos e foi erguida com pedra e óleo de baleia, uma tecnologia da época que mantém até os dias de hoje o edifício em pé.
Em todas as janelas do edifício, há bancos de pedra e ali, conta-se, que os jesuítas sentavam para aproveitar a luz do dia e ler a Bíblia, uma rotina de fé e estudos. No centro do edifício, um pátio de céu aberto, com paredão de pedras deslumbrante.
Hoje, o museu é administrado pela Universidade Federal do Paraná e abriga exposições que celebram a cultura local: Mestres do Fandango, O Divino Espírito Santo, Boi de mamão, entre outras.
Visitar o museu é uma viagem no tempo e uma imersão na cultura parnanguara. E suas exposições revelam um turismo cultural que emociona, ensina e encanta.
Neste mês em que o mundo celebra os museus, meu convite é claro: conheça o museu de Paranaguá.
Informações úteis:
- Endereço: Rua XV de Novembro, 575 – Centro Histórico, Paranaguá – PR
- Horário de funcionamento: Terça a domingo, das 8h às 20h (inclusive feriados)
- Entrada: Gratuita
- Contato para agendamento de grupos: WhatsApp: +55 41 3313-2042 | E-mail: mae@ufpr.br






