A Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Paranaguá desta segunda-feira (9) foi interrompida após o vereador Aldo Neves (MDB), de 47 anos, sofrer um mal súbito enquanto discursava na tribuna. O parlamentar foi atendido ainda no plenário por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que prestou os primeiros socorros e o encaminhou, consciente, ao Hospital Regional do Litoral para avaliação médica.
Diante da situação, o presidente da Câmara, Adalberto Araújo (Republicanos), encerrou a sessão legislativa.
Segundo boletim médico ao qual a reportagem teve acesso, Aldo Neves apresentou uma crise convulsiva tônico-clônica generalizada, com mordedura de língua, durante a sessão. Momentos antes, ele havia relatado cefaleia ao longo do dia. Após o episódio, já no hospital, estava consciente, assintomático quanto à dor de cabeça, mas se queixava de dor corporal difusa. A avaliação médica descartou sinais de sangramento, lesões expansivas ou déficit neurológico. A tomografia de crânio não indicou alterações.
O vereador relatou um episódio semelhante ocorrido aos 17 anos e negou comorbidades, alergias ou uso de medicações contínuas. Com base no histórico e nos sintomas apresentados, os médicos levantaram a hipótese diagnóstica de epilepsia, por se tratar do segundo episódio típico de crise convulsiva. Aldo foi internado para monitoramento e iniciou tratamento. Também foram solicitados exames laboratoriais.






