Recebemos uma resposta da Viação Graciosa à nossa consulta, e adiantamos que o tom da resposta parece ser motivado pela preocupação da empresa em relação aos questionamentos sobre a qualidade do serviço que vem prestando.
A empresa vem realizando esse serviço, segundo informações fornecidas pelo DER, através de um contrato sem licitação.
A exposição pública da baixa qualidade na prestação desse serviço é, sem dúvida, um fator que não justifica para a manutenção de contratos precários e sem o devido processo licitatório.
A emissora apresentará a nota enviada por parte da empresa aos seus ouvintes, seguindo o seu compromisso com a transparência e garantindo que a empresa tenha a oportunidade de se manifestar.
NOTA OFICIAL DA VIAÇÃO GRACIOSA
A Viação Graciosa Ltda lamenta profundamente o fato de que, em diversas ocasiões, a Rádio Ilha do Mel FM mencionou o nome da empresa sem procurar contato direto para o esclarecimento dos fatos.
É imperioso destacar que a imparcialidade, princípio basilar do jornalismo, exige que a produção de notícias e reportagens seja realizada de forma isenta, ouvindo ambas as partes envolvidas, sem que o veículo de comunicação se posicione sobre o fato narrado.
No que tange aos questionamentos da população e dos ouvintes da emissora, a Viação Graciosa reafirma seu compromisso com a transparência e a boa comunicação com seus usuários. Para tanto, a empresa disponibiliza diversos canais de interação, como redes sociais e chats, por meio dos quais dúvidas, sugestões e reclamações são prontamente atendidas. Em relação às alegações sobre a relação contratual de funcionários e ex-funcionários, a empresa esclarece que, em conformidade com a legislação vigente e em respeito aos direitos de privacidade, reserva-se o direito de não divulgar informações pessoais ou detalhes específicos sobre seus colaboradores, atuais ou antigos.
No tocante à manutenção da frota, os veículos passam por inspeção veicular aprovada pelo Inmetro, a frota é devidamente regular, possui seguro aos seus passageiros além das medidas de aprimoramento contínuo e realiza manutenções preventivas regulares em sua frota, além de promover mensalmente cursos de aperfeiçoamento para seus mais de 500 funcionários.
Ressaltamos que informações imprecisas e não verificadas contribuem para distorcer os fatos, gerando preocupação desnecessária aos passageiros. Reiteramos nosso compromisso com a inovação, a segurança e o conforto dos passageiros, que são os pilares de nossa atuação ao longo desses 45 anos.
Curitiba, 16 de outubro de 2024.
EDITORIAL DA ILHA DO MEL FM
A emissora reafirma seu compromisso com as melhores práticas do jornalismo, destacando que a reportagem mencionada foi elaborada com base nas reclamações recebidas pela rádio, na relata insatisfação dos usuários e nos relatados incidentes envolvendo a frota da Viação Graciosa.
Nossa linha editorial seguirá pautada pela transparência e pelo dever de informar, mantendo a população atualizada sobre temas de interesse público, tal como fazem diversos veículos de comunicação. Continuaremos, portanto, a trazer informações relevantes e a dar voz àqueles que mais importam: a população do litoral do Paraná.
Queremos agradecer ao Departamento de Estrada de Rodagem do Paraná , especialmente através da sua Coordenadoria de Transporte Rodoviário Comercial, que de forma extremamente profissional atendeu ao nossos questionamentos e nos forneceram instrumentos para que a população pudesse apresentar suas manifestações e orientou que os usuários que se sentirem prejudicados ou insatisfeitos podem registrar suas reclamações pelo número: 08000 44 0158.
O DER, ainda, ressaltou que este canal conta com atendimento 24 horas para registrar as manifestações dos usuários, e que o departamento está totalmente à disposição para receber e tratar as queixas da população.