O Corpo de Bombeiros vem trabalhando desde a manhã da última segunda-feira, 22, atendendo ocorrências relacionadas aos temporais que atingem o litoral do estado.
A corporação está sendo acionada principalmente para a retirada de famílias ilhadas em suas residências, totalizando 82 atendimentos.
Também foram atendidas 2 ocorrências de deslizamento de terra, que ocorreram em Matinhos, em uma residência, no balneário Prainha e na PR 412, em Guaratuba, entre o embarque para o Ferry boat e o quartel do Corpo de Bombeiros.
Os militares ainda realizaram cortes de árvores que caíram em residência (Matinhos) e em via pública em Guaratuba.
Na noite de quarta-feira, 24, a corporação atuou na identificação de risco no desmoronamento parcial da estrutural de um prédio histórico abandonado, em Antonina.
Ao todo, 224 pessoas foram afetadas, sendo 63 pessoas desabrigadas no litoral.
No município de Guaratuba, que apresentou maior volume de precipitação, a Secretaria de Obras já está efetuando serviços de limpeza de redes de macro drenagem e realizando correções em estradas danificadas, para minimização de riscos.
A Assistência Social do município também iniciou levantamento de atingidos e verificação da possiblidade de retorno de algumas famílias para suas casas.
A pista de acesso ao Ferry, na PR- 412, será liberada, sendo mantido bloqueada apenas a via de acesso ao Bairro Caieiras. Já em Matinhos, o acesso ao ferry boat está totalmente liberado.
Outras áreas de atenção da região serão avaliadas por equipe técnica da Defesa Civil Estadual, ainda nessa sexta-feira.
A BR-277 continua parcialmente interditada no sentido litoral, podendo tornar a ser totalmente interditada em caso de grande volume pluviométrico.
A CEDEC apoiou Guaratuba com 150 kits de cestas básica, kits de higiene e kits dormitórios. Foram solicitados os mesmos kits e quantidades diversas para os municípios de Pontal do Paraná e Matinhos.
Com informações da Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros