Nesta semana, o Porto de Paranaguá movimentou uma carga diferente. O Exército Brasileiro optou pela localização estratégica e expertise da estiva paranaense para receber 20 viaturas blindadas especiais “socorro 6 por 6”, fabricadas em Detroit, nos Estados Unidos. Os blindados foram transportados pelo navio cargueiro Arc Resolve, tipo ro-ro, usado para transporte de veículos, cargas rolantes ou especiais.
A operação no berço 215 do cais foi conduzida pela empresa Marcon. Antes de chegarem ao destino, os blindados saíram do Porto de Savannah, na Geórgia, nos Estados Unidos, e passaram pelo Porto de Manzanillo, no Panamá. Os blindados são equipados com uma asa delta traseira e uma lança hidráulica com acesso eletrônico, além de terem capacidade de resistir a disparos de armas de calibre 5,56 e 7,62 milímetros.
As viaturas são efetivamente recebidas pelo Exército, em Curitiba, e um curso será ministrado para os operadores de todas as regiões do País. Paranaguá tem um porto que possui expertise no recebimento de viaturas militares. Mais de 100 viaturas blindadas já foram desembarcadas em Paranaguá por guindastes ou navio ro-ro. Nos próximos meses, o porto paranaense deve receber contêineres com peças dos veículos e mais 30 viaturas militares.