Por Luiza Rampelotti com informações da Portos do Paraná
O Litoral do Paraná vive uma semana especial com a presença de duas importantes embarcações da Marinha do Brasil, o Veleiro Cisne Branco e o Navio-Patrulha Maracanã. As atividades, que celebram o Dia do Marinheiro nesta sexta-feira (13), culminam em um evento aberto ao público no sábado (14), no Porto de Antonina, onde o Navio-Patrulha estará disponível para visitação.
O Cisne Branco: símbolo de diplomacia e tradição
O Veleiro Cisne Branco, primeiro navio da Marinha a atracar no Paraná em 2024, chegou ao estado na quarta-feira (11), no Porto de Paranaguá. Representando o Brasil em eventos diplomáticos internacionais, a embarcação foi recebida com entusiasmo por grupos da comunidade portuária e autoridades locais. Com 76 metros de comprimento e área vélica de 2 km², o Cisne Branco impressiona por sua beleza e tradição. Entre os destaques de sua estrutura está o mastro principal, que guarda uma moeda de 100 réis com a imagem do patrono da Marinha, Almirante Tamandaré, em uma homenagem às antigas tradições marítimas.
“Estar no Paraná nesta semana é excelente, pois é nossa missão levar a Marinha para todos os portos e aproximar a sociedade brasileira do mar. Mostrar a importância que o mar e a Marinha têm para o Brasil”, ressaltou o capitão-tenente Arthur Janeiro Campos Nunez.
O veleiro segue para o Porto Ponta do Félix, em Antonina, na sexta-feira (13), onde ficará por algumas horas atracado e seguirá viagem rumo ao Rio de Janeiro.
Navio-Patrulha Maracanã: segurança e tecnologia em ação
Nesta quinta-feira (12), foi a vez do Navio-Patrulha Maracanã atracar no Porto de Paranaguá. Parte da Classe “Macaé”, a embarcação se destaca por sua tecnologia nacional e atua na segurança do tráfego marítimo e na defesa dos interesses brasileiros na Amazônia Azul. Ele segue para o Porto Ponta do Félix na sexta (13) e, durante o fim de semana, o Maracanã permanecerá no Porto de Antonina e abrirá suas portas ao público no sábado (14).
A visitação ao Navio-Patrulha será organizada em turmas de hora em hora, das 9h ao meio-dia e das 14h às 19h. Para participar, é necessário fazer um credenciamento prévio no pátio de triagem do Porto Ponta do Félix, apresentando um documento de identificação com foto e trajando camisas ou camisetas.
Uma homenagem ao mar
A presença dos navios no Paraná reforça a parceria histórica entre a Marinha e o setor portuário. “A chegada do Cisne Branco evidencia não só a Marinha, como homenageia o mar, que é tão importante para o país”, afirmou Luiz Fernando Garcia, diretor-presidente da Portos do Paraná.
Gilberto Birkhan, diretor-presidente do Porto Ponta do Félix e condecorado com a Medalha Mérito Tamandaré, destacou o caráter histórico das visitas. “É um momento especial de reconhecimento por tudo aquilo que fazemos em relação à própria Marinha e à segurança da navegação. Estas visitas são indescritíveis, momentos históricos para o Litoral do Paraná”, disse.
Serviço
- Visitação ao Navio-Patrulha Maracanã
- Data: Sábado, 14 de dezembro
- Horários: Das 9h ao meio-dia e das 14h às 19h
- Local: Porto Ponta do Félix, Porto de Antonina
- Credenciamento: Realizado no pátio de triagem antes do horário escolhido
- Requisitos: Documento de identificação com foto e traje apropriado (camisas ou camisetas).