A Prefeitura de Morretes, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Defesa Civil, informa que, em decorrência do grave acidente ocorrido na madrugada desta terça-feira (20), na BR-277, na altura do km 39, segue temporariamente proibido o uso de água de rios, córregos ou quaisquer cursos d’água nos bairros Anhaia, Rodeio e Cabrestante.
O acidente envolveu dois caminhões — um carregado com soja e o outro transportando etanol. Com o impacto, houve o vazamento de aproximadamente 36 mil litros de etanol, que começaram a escoar a partir das 4h da manhã para cursos d’água da região, atingindo o córrego do Rio Rasgado, que deságua no Rio do Pinto, o que representa risco de contaminação hídrica.
A Prefeitura informa que o vazamento foi estancado com sucesso e que uma barreira de contenção foi instalada no local, a fim de evitar a propagação do etanol pelos rios da região. Equipes técnicas permanecem no local monitorando a situação e avaliando possíveis impactos ambientais e riscos à saúde pública.
Mesmo com a contenção realizada, por precaução, a população dos bairros afetados deve continuar evitando o uso de água de fontes naturais da região até que novas análises atestem a segurança para consumo e uso geral. A recomendação é utilizar apenas água tratada.
Com informações e fotos da Prefeitura de Morretes













