O Governo do Paraná lançou nesta segunda-feira, 14, no Palácio Iguaçu, um sistema digital que promete acelerar a abertura de empresas no Estado. Desenvolvida pela Junta Comercial (Jucepar), a ferramenta automatiza a consulta de viabilidade locacional etapa que hoje responde por 80% do tempo do processo, permitindo resposta em segundos.
A nova tecnologia será disponibilizada gratuitamente aos 399 municípios paranaenses. Ao digitar o endereço no sistema, o empreendedor recebe instantaneamente a resposta sobre a possibilidade de funcionamento no local.
A implementação depende da adesão das prefeituras. Para isso, a Jucepar firmou parceria com o Sebrae/PR e já iniciou reuniões com municípios como Maringá, Cascavel e Pato Branco.
AGILIDADE
O pacote de medidas inclui ainda a automatização de documentos como alvarás e inscrições municipais. Um ranking estadual será criado para medir o desempenho das prefeituras em tempo de resposta e emissão de licenças.
AMPLIAÇÃO
Também foi anunciado o aumento de 771 para 975 atividades classificadas como de Baixo Risco, que dispensam licenças de órgãos como Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e Polícia Civil. A medida faz parte do programa Descomplica Paraná, que simplifica a legalização de empresas e incentiva novos negócios.
ENCAMINHAMENTOS
Com adesão dos municípios, o novo sistema poderá colocar o Paraná entre os líderes em agilidade na abertura de empresas no país, promovendo um ambiente mais favorável ao empreendedorismo e à geração de empregos.
Com informações da AEN – Agência Estadual de Notícias








