O Centro Cultural Cecília Correa Carvalho (5C), em parceria com a Portos do Paraná e o Grupo Interalli, lançou no sábado, 16, em Paranaguá, a nova etapa do Projeto Cumbuca. A ação prevê a distribuição de 5.000 exemplares do livro Transformando Mundos para estudantes das escolas estaduais da cidade, ampliando o impacto social do projeto, que já beneficia milhares de jovens.
OBJETIVO
O Cumbuca nasceu em 2015 e, atualmente, promove rodas de conversa na sede do 5C, onde crianças e adolescentes debatem temas presentes no livro, que narra a trajetória da instituição e sua atuação na transformação comunitária.
Segundo o fundador e CEO, João Costa Junior, o início da distribuição dos exemplares representa um marco para a juventude local.
“Esse sonho já estava na minha mente lá em 2015, quando a gente fundou o 5C. Serão 5.000 livros distribuídos nos colégios estaduais. Se um desses jovens se encontrar por meio da leitura ou dos cursos, o 5C já terá cumprido seu papel”, destacou.
Foto: Divulgação
APOIO
O lançamento contou com apoio de empresas parceiras. Para Danielle Matoso, do Grupo Interalli, o projeto reforça o compromisso social da instituição.
“Estamos há um ano com o projeto Pá na Água, que resgata crianças das ruas por meio do esporte. Agora, junto com o 5C, esse projeto com o livro veio para transformar vidas, não só de crianças, mas também de suas famílias dentro da sociedade”, disse.
A Portos do Paraná, que completa 90 anos em 2025, também participou da iniciativa. De acordo com Melissa de Paula, coordenadora de Novos Negócios, investir no projeto é investir no futuro.
“O 5C é de extremo valor para nós, pois valoriza a criança parnanguara e a relação com a comunidade. Esse projeto resgata memórias, incentiva sonhos e contribui para a transformação da infância. Cada olhinho brilhando aqui pode ser no futuro um colega de trabalho, quem sabe até um presidente do Porto”, afirmou.
Foto: Divulgação
HISTÓRIAS
O impacto da iniciativa também se reflete nas experiências dos jovens atendidos. Yasmin Vitória Gomes Pereira de Melo, de 16 anos, encontrou no projeto motivação para definir sua carreira.
“Meu sonho é me formar em Psicologia, e foi aqui no Cumbuca que descobri isso. Também me ajudou a vencer a timidez e a falar em público. Até consegui uma vaga de jovem aprendiz com o apoio do projeto. Convido todo mundo a participar, porque faz muita diferença na vida de crianças e adolescentes”, relatou.
Foto: Divulgação
CONVITE
De acordo com João Costa Junior, desde 2022 o Cumbuca já impactou cerca de 12 mil crianças e adolescentes, com oficinas de cinema, reforço escolar, esporte, karatê e diversas atividades conduzidas por voluntários.
“Quem quiser ajudar pode ser padrinho ou madrinha mensal, contribuir com qualquer valor ou se tornar voluntário em nossas ações. O importante é estar de coração e corpo presente para a molecada”, reforçou.
Foto: Divulgação
SOBRE O CUMBUCA
O Cumbuca é uma iniciativa do 5C, organização da sociedade civil de Paranaguá. O projeto promove rodas de conversa e atividades culturais com base no livro Transformando Mundos. A partir de 2025, amplia sua atuação com a distribuição de 5.000 exemplares nas escolas estaduais da cidade.