O governador Carlos Massa Ratinho Junior destacou, nesta quinta-feira, 28, em Curitiba, que uma logística eficiente e ativos como o Porto de Paranaguá são fatores decisivos para o crescimento do Paraná.
A declaração foi feita durante a abertura do IV Seminário Nacional e II Internacional dos Portos, realizado no Museu Oscar Niemeyer, que reúne autoridades, especialistas e lideranças do setor para debater desafios e oportunidades da área logística.
LOGÍSTICA
“O nosso PIB deve dobrar em oito anos e o Paraná é o estado que tem o maior crescimento da atividade econômica do Brasil, fruto da estratégia de investirmos em logística”, afirmou o governador. “E nossos portos têm papel fundamental na atração de novos investimentos, que impactam diretamente na economia”.
Ratinho Junior citou obras em andamento no Porto de Paranaguá, como o Moegão, que recebe mais de R$ 650 milhões em investimentos, e o Píer em T, com previsão de R$ 2,2 bilhões para ampliar a capacidade de movimentação de cargas.
Foto: Jonathan Campos/AEN
RECONHECIMENTO
Na última semana, a Portos do Paraná foi eleita pelo sexto ano consecutivo como a melhor gestão portuária do Brasil no Prêmio Portos + Brasil, concedido pelo Ministério de Portos e Aeroportos. Em 2024, os portos do estado movimentaram 66,7 milhões de toneladas, recorde histórico.
Já no primeiro semestre de 2025, foram 34 milhões de toneladas, 1,4% a mais que no mesmo período de 2024.
SEMINÁRIO
O evento, promovido pela Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias (ABEPH) com apoio da Portos do Paraná, segue até sexta-feira, 29.
A conferência de abertura foi realizada pelo ex-diretor-geral da Organização Mundial do Comércio, Roberto Carvalho de Azevêdo, com o tema “Os novos horizontes do comércio internacional e as políticas tarifárias de proteção às economias nacionais”.
“Queremos contribuir para uma logística integrada, que seja cada vez mais eficiente para os produtores”, explicou o diretor-presidente da Portos do Paraná e da ABEPH, Luiz Fernando Garcia.
Foto: Jonathan Campos/AEN
PARTICIPAÇÕES
Na programação desta sexta-feira, estão previstos cinco painéis sobre sustentabilidade, eficiência administrativa, desafios regulatórios e financiamento da infraestrutura. Entre os palestrantes estão dirigentes da Portos do Paraná, como João Paulo Ribeiro Santana e Marcus Freitas.
Foto: Jonathan Campos/AEN
Participaram da abertura o vice-governador Darci Piana; ministros do Tribunal de Contas da União e do Tribunal Superior do Trabalho; presidentes de tribunais regionais; além de parlamentares e secretários estaduais.