Na manhã da segunda-feira, 15, a Associação das Escolas de Samba de Paranaguá (AESP) se reuniu com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur) para dar início às tratativas do retorno do tradicional desfile das Escolas de Samba no Carnaval de 2026.
O encontro contou com a presença de representantes das agremiações Filhos da Gaviões, Leão da Estradinha, União da Ilha, Unidos da Ponta do Caju e do bloco Amigos do Samba.
REUNIÃO
A reunião foi conduzida pelo secretário municipal de Cultura e Turismo, José Reis de Freitas Neto, e pelo presidente da AESP, Cláudio Apiacas. Além da retomada dos desfiles, também foram debatidos temas como a eleição da nova presidência da associação e os objetivos para a organização da festa.

EXPECTATIVAS
O presidente da AESP destacou a relevância da retomada.
“Estamos comemorando o retorno dos desfiles após tantos anos. Vamos nos empenhar nesta parceria que sempre tivemos com a prefeitura para fazer um grande carnaval”, disse Cláudio Apiacas.
O secretário José Reis reforçou o compromisso da gestão municipal em apoiar o evento.
“Vamos retomar o carnaval em grande estilo. Já temos o posicionamento do prefeito Adriano Ramos para fazermos um grande evento. As escolas terão auxílio financeiro, ainda a ser definido, mas trataremos desses e de outros detalhes em breve”, afirmou.
CULTURA E TURISMO
A retomada do desfile das Escolas de Samba é vista como um marco para fortalecer a tradição cultural da cidade e impulsionar o turismo local. O evento deverá movimentar a economia, atrair visitantes e valorizar a identidade popular de Paranaguá.
Com informações da Prefeitura de Paranaguá









