A Prefeitura de Paranaguá confirmou, na sexta-feira, 12, a construção de dois viadutos em “U” na Avenida Roque Vernalha, no cruzamento com a linha férrea. O investimento, estimado em R$ 70 milhões, será financiado pelo Governo do Estado.
Considerada a maior obra da história do município, a intervenção busca eliminar os congestionamentos causados pelas manobras de trens que atendem o Porto de Paranaguá, garantindo fluxo contínuo de veículos e mais segurança viária. A licitação deve ser aberta ainda este ano e as obras têm previsão de início em 2026.
PROBLEMA
Com cerca de 2,7 km de extensão, a Avenida Roque Vernalha é eixo estruturante que liga os bairros Estradinha e Vila Cruzeiro. No trecho da Vila Paranaguá, a travessia em nível com a ferrovia Curitiba–Paranaguá provoca interrupções frequentes, filas extensas e atrasos no deslocamento diário de trabalhadores, estudantes e usuários de serviços essenciais.
“Com os novos viadutos, os veículos deixarão de compartilhar o mesmo nível da ferrovia. Isso vai reduzir os conflitos entre modais e aumentar a segurança de condutores e pedestres, além de devolver previsibilidade aos deslocamentos diários”, afirmou o prefeito Adriano Ramos.
SOLUÇÃO
O projeto prevê dois retornos elevados, um no sentido bairro e outro no sentido centro. Cada estrutura terá cerca de 460 metros, com rampas em terra armada e passagem superior em concreto armado sobre a linha férrea.
As pistas serão pavimentadas e haverá implantação de uma passarela exclusiva para pedestres, além de calçadas acessíveis, drenagem, sinalização e paisagismo.
Segundo o prefeito, o formato em “U” foi escolhido para preservar o comércio da região.
“É uma obra estruturante, pensada para manter o comércio funcionando e dar fluidez de verdade. O formato em ‘U’ evita interferências na ferrovia e não exigirá desapropriação dos estabelecimentos da área”, explicou.
UNIÃO
Na segunda-feira, 15, equipes técnicas da Prefeitura e da Secretaria de Estado das Cidades (Secid) se reuniram em Curitiba para alinhar os trâmites da licitação.
O prefeito Adriano Ramos destacou que este é um projeto antigo:
“Comecei a sonhar com o viaduto da Roque Vernalha em 2012, quando fui eleito vereador. Hoje, com apoio do governador Ratinho Júnior, do secretário de Estado das Cidades, Guto Silva, dos deputados Hussein Bakri e Geraldo Mendes, e da nossa equipe técnica, tiramos do papel uma solução que vai mudar a mobilidade urbana de Paranaguá”.
O secretário Guto Silva reforçou o compromisso do Governo do Estado.
“Essa intervenção vai destravar a cidade e reforço, mais uma vez, meu empenho em garantir que ela saia do papel”, declarou.
IMPACTO
A obra é apontada como essencial para modernizar a mobilidade urbana, reduzir riscos de acidentes e melhorar a qualidade de vida de moradores e visitantes.
“A Roque Vernalha vai mudar de patamar e, com ela, a qualidade de vida de quem vive e circula por Paranaguá”, concluiu o prefeito.
Com informações da Prefeitura de Paranaguá








