O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), vinculado à Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), publicou na quarta-feira, 8 de outubro, o resultado final da licitação para duplicar 12,81 quilômetros da PR-412, entre Guaratuba e a divisa com Santa Catarina, no Litoral.
Após análise de recurso, o Consórcio Construtor Litoral PR-412 foi confirmado como vencedor. O grupo é formado pelas empresas Construtora Luiz Costa Ltda., Ellenco Construções Ltda. e Geosistemas Engenharia e Planejamento Ltda., com proposta de preço negociada de R$ 254,5 milhões.

PRÓXIMAS ETAPAS
Com o resultado definido, o DER/PR segue agora para a homologação da licitação, que também será publicada em diário oficial. Na sequência, serão realizados os trâmites internos para a assinatura do contrato.
O edital foi elaborado na modalidade de contratação integrada, que inclui a elaboração dos projetos básico e executivo de engenharia, além da execução completa da obra. Após a assinatura e emissão da ordem de serviço, o consórcio terá 12 meses para os projetos e 18 meses para a duplicação da rodovia.

OBRAS
O trecho contemplado vai do km zero da PR-412, na divisa com Santa Catarina, até o km 12,81, na interseção de acesso ao Balneário Coroados. A pista existente será alargada para 3,6 metros e os acostamentos para 2,5 metros, enquanto a nova pista terá as mesmas dimensões. Ambas serão separadas por um canteiro central de 2,2 metros de largura.
Na altura do km 8, onde ocorre o entroncamento com a PR-808, será readequada a interseção em nível e construído um novo Posto da Polícia Rodoviária Estadual. A partir deste ponto, também será implantada uma ciclovia até o perímetro urbano de Guaratuba.

A ponte sobre o Rio da Praia será demolida e substituída por uma galeria tripla de concreto de 2×2 metros. No acesso urbano, será construído um viaduto em substituição à interseção existente. O projeto ainda prevê três novos retornos em nível, localizados nos km 3,4, km 5,72 e km 10,88.
Além da duplicação, o trecho receberá novo sistema de drenagem, sinalização horizontal e vertical, e dispositivos de segurança viária para garantir mais fluidez e segurança ao tráfego na região.
Com informações da AEN








