O público de Matinhos terá uma noite de arrepiar nesta sexta-feira, 17 de outubro, com a exibição gratuita do filme “A Macabra Biblioteca do Dr. Lucchetti”, dirigida pelo cineasta Paulo Biscaia Filho.
A sessão faz parte do Cineclube Currais, projeto de extensão da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e acontece às 19h, na Escola Municipal Pastor Elias Abrahão. Após a exibição, o diretor e roteirista participará de um bate-papo com o público.
TERROR
A produção paranaense transporta o espectador para a Curitiba de 1959, onde o detetive John Clayton é contratado por uma mulher misteriosa e acaba envolvido em uma trama sombria na lendária Biblioteca do Dr. Lucchetti, repleta de segredos sobrenaturais, monstros e vampiros. O longa integra a terceira mostra do cronograma do Cineclube Currais e promete mergulhar o público no universo do horror clássico com uma abordagem regional e autoral.
OFICINA
Como já é tradição nas atividades do projeto, no sábado, 18 de outubro, haverá a oficina gratuita “Horror – Contar e Sangrar”, que abordará a criação e produção de cenas de terror. A atividade será realizada no Colégio Estadual Mustafá Salomão, em Matinhos, das 10h às 13h.
Na primeira parte, os participantes desenvolverão micro-histórias de horror a partir de imagens, sons e frases. Em seguida, haverá uma prática cênica, com demonstrações sobre a produção de sangue falso e suas aplicações em teatro e cinema. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail centrocultural@ufpr.br.
PROJETO
O Cineclube Currais ocorre de agosto a novembro de 2025, com uma exibição mensal de filmes produzidos no Paraná. Além das sessões, o projeto promove o debate com membros das equipes de produção, fortalecendo o diálogo cultural e o acesso à produção audiovisual regional.
Realizado pelo Centro Cultural Itinerante da UFPR, o projeto foi aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, do Ministério da Cultura. O nome “Currais” faz referência à história e cultura local, simbolizando o compromisso com o fortalecimento da identidade comunitária e o acesso democrático à arte.
Com informações da assessoria de imprensa








