A Cia Filhos da Lua apresenta nesta quinta e sexta-feira, 30 e 31 de outubro, o espetáculo “Araucária Quer Falar”, em Morretes. A montagem, que une teatro de bonecos, sombras e música original, encerra o projeto Circulação Araucária Quer Falar, após passar pelo Vale do Ribeira e pela Região Metropolitana de Curitiba. As apresentações acontecem no Instituto Mirtillo Trombini, no Centro, com entrada gratuita.
PROGRAMAÇÃO
Na quinta-feira, 30 de outubro, o grupo realiza atividades voltadas ao público escolar da APAE e do Colégio Estadual Rocha Pombo, além de uma oficina artística às 14h para os alunos. Já na sexta-feira, 31 de outubro, o público geral poderá assistir a duas sessões abertas do espetáculo, às 14h e 16h, no Instituto Mirtillo Trombini.
ARTE E IDENTIDADE
Com texto e direção de Renato Perré, o espetáculo conta a história de Didó, um menino curioso que, ao lado do avô Napoleão, embarca em uma jornada poética pelas origens da araucária, árvore símbolo do Paraná. A montagem mistura arte e educação para despertar o olhar sobre a natureza e o sentimento de pertencimento.
“Araucária é o símbolo da nossa cidade e uma das espécies mais antigas do planeta. Queríamos falar sobre pertencimento, natureza e identidade paranaense, com poesia e encantamento”, explica o diretor da companhia, Renato Perré.
Inspirado na estética dos murais de Poty Lazzarotto, o espetáculo traz visual marcante criado pela artista Malu Scheleder, responsável pelas silhuetas de sombra usadas em cena.

TRAJETÓRIA
Com mais de 40 anos de história, a Cia Filhos da Lua é reconhecida por unir arte, educação e ludicidade em produções teatrais que alcançam públicos de diferentes gerações. “Araucária Quer Falar” é a 27ª montagem do grupo, que já se apresentou em dezenas de cidades brasileiras.
O projeto foi aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, por meio da Lei Paulo Gustavo, e conta com o apoio do Ministério da Cultura e do Governo Federal.

SERVIÇO
Espetáculo “Araucária Quer Falar” – Cia Filhos da Lua
Local: Instituto Mirtillo Trombini – Largo Lamenha Lins, 66, Centro, Morretes
Data: Sexta-feira, 31 de outubro
Horários: 14h e 16h
Entrada gratuita | Classificação livre
Atividades escolares (não abertas ao público)
Quinta-feira, 30 de outubro
Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora do Porto – Rua Coronel Modesto, Centro, Morretes
9h – Espetáculo (APAE e Colégio Estadual Rocha Pombo)
14h – Oficina artística
Com informações da assessoria de imprensa







