A Portos do Paraná ultrapassou a marca de 70 milhões de toneladas movimentadas entre janeiro e parte de dezembro de 2025, estabelecendo um recorde histórico e superando a produtividade de 2024 com 15 dias de antecedência. O volume registrado até o momento é 5% superior ao do ano anterior e consolida os portos paranaenses como referência nacional em eficiência logística.
MARCA
A expectativa da empresa pública é alcançar entre 72 e 73 milhões de toneladas até 31 de dezembro. Com isso, o desempenho supera o planejamento técnico, que previa atingir 70 milhões de toneladas apenas a partir de 2035.
“Os portos do Paraná alcançaram novamente uma marca histórica e muito antes do previsto. O Porto de Paranaguá é o mais eficiente do Brasil. Estamos trabalhando com novos investimentos para garantir essa expansão contínua nos próximos anos para garantir fluxo internacional para as empresas e indústrias paranaenses”, afirmou o governador Carlos Massa Ratinho Junior.
Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná
CRESCIMENTO
Segundo o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, o resultado reflete uma mudança estrutural na gestão portuária.
“Em 2019, quando dissemos que iríamos alcançar as 60 milhões de toneladas, houve dúvida por parte de muitos, que afirmavam que não seria possível. Em cinco anos, superamos a meta e chegamos a 66,7 milhões de toneladas. Agora, ultrapassamos a marca de 70 milhões, provando que, com o uso de inteligência logística, investimentos e muito trabalho de toda a equipe da Portos do Paraná, além da participação ativa da comunidade portuária, quebrar barreiras e antecipar o futuro é possível”, destacou.
Entre 2018 e 2025, o aumento da movimentação de cargas nos portos paranaenses foi de 32%.
Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná
EXPORTAÇÕES
O Porto de Paranaguá se destaca mundialmente na exportação de grãos e farelos e é o maior corredor de exportação de carne de frango congelada do planeta, responsável por mais de 48% da produção nacional destinada ao mercado externo.
Paranaguá também lidera a exportação brasileira de carnes, frango, bovina e suína, com cerca de 40% do total nacional, além de ser o principal canal de embarque de óleo de soja e o segundo maior fluxo de soja e farelo de soja do país.
No segmento de importação, a Portos do Paraná teve papel estratégico no recebimento de fertilizantes. Em 2025, mais de 11 milhões de toneladas foram descarregadas nos portos de Paranaguá e Antonina.
CALADO
Um dos fatores que impulsionaram o recorde foi o aumento do calado operacional nos berços de granéis sólidos, que passou de 13,1 metros para 13,3 metros, confirmado em setembro. A ampliação permitiu um acréscimo médio de até 1,5 mil toneladas por navio.
Em outubro, os navios porta-contêineres passaram de 12,8 metros para 13,3 metros.
“Com o aumento de 50 centímetros, houve um crescimento de aproximadamente 400 TEUs por navio”, explicou o diretor de Operações da Portos do Paraná, Gabriel Vieira.
Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná
CANAL
O potencial logístico será ampliado com a concessão do canal de acesso ao Porto de Paranaguá, leiloado em outubro. O Consórcio Canal da Galheta Dragagem será responsável, em até cinco anos, por obras de ampliação e aprofundamento para atingir um calado operacional de 15,5 metros. A empresa também será responsável pela manutenção desse parâmetro até o final do contrato, que terá vigência de 25 anos.
O aumento superior a dois metros no calado permitirá o embarque adicional de até mil contêineres ou 14 mil toneladas de granéis sólidos vegetais em um único navio.
INVESTIMENTOS
Outro avanço relevante foi a regularização de áreas arrendáveis do Porto de Paranaguá, com a realização de nove leilões na Bolsa de Valores do Brasil. Os contratos preveem investimentos nas áreas outorgadas e comuns, ampliando a eficiência operacional e a competitividade.
Entre os projetos previstos está a construção de um píer em “T”, com quatro novos berços equipados com esteiras de alta velocidade. A capacidade de carregamento passará de três mil para oito mil toneladas por hora em cada berço.
MOEGÃO
Para ampliar ainda mais a produtividade, a Portos do Paraná avança na construção do Moegão, maior obra pública portuária do Brasil, que atingiu 80% de execução em dezembro. Após concluído, o sistema poderá receber até 24 milhões de toneladas de grãos e farelos por ano.
O investimento supera R$ 650 milhões, com recursos próprios e financiamento do BNDES. Com o Moegão, esse processo será padronizado em um único ponto de descarga: 180 vagões poderão ser descarregados a cada cinco horas, o que equivale a aproximadamente 900 vagões por dia.