O Governo do Estado, por meio do Instituto Água e Terra, publicou nesta sexta-feira o edital para a contratação integrada da revitalização da orla de Guaratuba. O regime de licitação prevê os serviços de arquitetura e engenharia, a elaboração dos projetos básico e executivo, até a execução da obra.
O prazo estimado é de dois anos a partir da assinatura da ordem de serviço. O orçamento nesse formato de contratação é sigiloso, conforme determinação legal, mas será divulgado depois da abertura das propostas. A intervenção segue o modelo aplicado em Matinhos e inclui a modernização da Praia Central, Praia de Caieiras e Prainha, em um trecho de 4,7 quilômetros.
De acordo com estudos técnicos, acontece a engorda da faixa de areia em até 100 metros, melhorias nos sistemas de drenagem para diminuir os efeitos de alagamentos e a construção de novos guias de corrente, espigões e headlands. Mais de um milhão de metros cúbicos de areia devem ser usados no alargamento, vindos de duas jazidas do próprio oceano. O maquinário usado será parecido ao da Orla de Matinhos.

Ainda estão previstos a construção e recuperação de calçadas, pavimentos, ciclovias, pistas de caminhada, iluminação, paisagismo e acessibilidade. A revitalização urbanística vai se dar em uma área total de aproximadamente 92.400 m² e prevê 174 vagas de estacionamento, quase 38 mil m² de implantação de restinga, plantio de 165 unidades de árvores ornamentais e 119 de espécies arbustivas, além de 2.630 m² de grama tipo santo agostinho.
Com informações da AEN










