A Polícia Penal do Paraná (PPPR) recebeu do Governo do Estado, durante a abertura do Verão Maior Paraná, na sexta-feira (19), um conjunto de viaturas, armamentos, cães e equipamentos operacionais. Os recursos passam a integrar a estrutura da instituição e reforçam as ações de segurança no sistema penal em diferentes regiões do estado, incluindo o período de maior fluxo populacional no litoral.
“Os investimentos ampliam o monitoramento, a segurança das unidades prisionais, as ações de escolta e o enfrentamento a ilícitos, especialmente o uso de drones no sistema penal. A modernização também garante mais mobilidade, precisão e proteção aos policiais penais durante as operações”, afirmou o diretor de segurança da PPPR, Marcos de Paula.
O valor total investido pelo Governo do estado na instituição soma R$12 milhões.
A frota da Polícia Penal do Paraná foi ampliada com a entrega de viaturas caracterizadas. Foram três viaturas Canil, adaptadas para o transporte seguro de cães operacionais, com compartimentos específicos e ventilação adequada. Duas viaturas RAM foram destinadas ao Setor de Operações Táticas (SOT), além de seis viaturas Trailblazer 4×4, adaptadas para o transporte de custodiados e atuação em terrenos variados.
O armamento institucional foi reforçado com a entrega de 2.900 pistolas calibre 9mm, modelo Glock, utilizadas pelos policiais penais em atividades de segurança, escolta, intervenções e proteção das unidades prisionais. Para o canil, a Polícia Penal recebeu quatro cães operacionais. Sirius, cão de proteção destinado a ações de guarda e patrulhamento. Orfeu, Ravenna e Zorro também integrarão a equipe como cães de detecção, empregados na identificação de ilícitos e no apoio a operações especializadas.
Entre os equipamentos entregues está um kit de estação de energia portátil, utilizado para geração e armazenamento de energia elétrica em operações externas e locais sem acesso à rede. Na área de informática, quatro tablets passaram a integrar as equipes operacionais, permitindo o registro de ocorrências, acesso a sistemas institucionais, elaboração de relatórios e suporte tecnológico em campo.
A Polícia Penal também recebeu 4.200 algemas, destinadas à contenção segura de pessoas privadas de liberdade durante escoltas, transferências e procedimentos operacionais. Ainda, foram entregues 60 magnificadores ópticos, utilizados para ampliar o campo visual e aumentar a precisão em ações táticas, além de 330 miras optrônicas.
Também foram entregues dois detectores de drones, utilizados para identificar, monitorar e alertar sobre a presença de aeronaves remotamente pilotadas em áreas sensíveis. O reforço tecnológico incluiu ainda 15 drones, além de alto-falantes, holofotes e lançadores compatíveis com os equipamentos.
Para apoio às ações aéreas, foi entregue uma van Renault Master operacional, adaptada como base móvel para operações com drones, equipada com internet, pontos de carregamento e estrutura para controle.
Além de integrarem de forma permanente a estrutura operacional da Polícia Penal do Paraná, as aquisições também contribuem para o reforço das ações desenvolvidas durante o Verão Maior Paraná, ampliando a capacidade de resposta, o monitoramento de áreas sensíveis, o apoio às escoltas e o emprego de recursos tecnológicos no período de maior demanda operacional no estado, garantindo mais segurança para a população paranaense.
“Com a incorporação desses recursos, o Governo do Estado reforça o compromisso com a valorização da Polícia Penal do Paraná, a modernização do sistema prisional e o fortalecimento da segurança pública no Paraná”, frisa o diretor de segurança, Marcos de Paula.
Fonte: AEN








