Por Elano Squenine
As cidades de Guaratuba e Matinhos registram casos confirmados de virose neste início de ano e de temporada de verão, algo recorrente no litoral nesta época devido ao alto fluxo de visitantes. Entre os sintomas mais comuns estão diarréia, febre, vômitos e mal-estar.
Guaratuba
Em Guaratuba, conforme números divulgados pela Prefeitura no dia 9 de janeiro, foram registrados 219 casos confirmados de virose. O município classificou a situação como um surto. Segundo a Prefeitura de Guaratuba, o aumento está ligado ao período de verão, quando há maior circulação de pessoas e maior risco de contaminação por água e alimentos.
Matinhos
O município de Matinhos contabiliza, até o momento, um total de 497 casos confirmados. O número é significativamente inferior ao registrado no mesmo período do ano passado, e a Prefeitura confirma que a situação epidemiológica está sob controle. A informação foi divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) na terça-feira, 13.
O comparativo epidemiológico da Diretoria de Vigilância em Saúde e Ambiente de Matinhos mostra uma queda expressiva nos casos de virose registrados no município neste período.
Em janeiro de 2025, quando o litoral paranaense enfrentou um surto da doença, foram registrados 3.941 casos de virose apenas nas quatro primeiras semanas do ano na cidade. Já em 2026, o cenário é de estabilidade.
Medidas de prevenção
Para evitar a contaminação, recomenda-se lavar as mãos com frequência, manter-se hidratado com a ingestão de água tratada, filtrada ou fervida, evitar alimentos de procedência desconhecida, higienizar frutas e verduras e reforçar os cuidados com a conservação dos alimentos em períodos de calor.
Com informações das Prefeituras de Guaratuba e Matinhos






