Por Elano Squenine
Com o aumento das temperaturas e a exposição excessiva ao sol por períodos prolongados em praias, rios e espaços ao ar livre, os casos de insolação tendem a crescer nesta época do ano. No terceiro episódio do quadro Ilha do Mel no Verão, exibido nesta terça-feira, 20, durante o programa Rede Notícias, da Rádio Ilha do Mel FM, o Dr. Charles Name de Dominicis traz orientações importantes sobre a insolação, seus sintomas e as formas de prevenção contra o excesso de sol.
Insolação
De acordo com ele, a insolação ocorre quando o corpo não consegue regular a própria temperatura, ou seja, não consegue dissipar o calor para o ambiente.
“O corpo humano sempre procura a homeostase, que é o equilíbrio. A temperatura normal do corpo humano é de 36,5 graus. Para que eu consiga deixar 36,5 graus na temperatura corporal, eu preciso procurar o equilíbrio”, explica.

Prevenção
Para prevenir a insolação, o dermatologista orienta tomar sol ou se bronzear sempre antes das 10h e depois das 16h. “Das 10h às 16h é o maior risco de inflamar a sua pele e de levar cânceres da pele. Para quem for nesse horário que a radiação ultravioleta é mais intensa, tem que usar o que? Chapéus de abas largas, óculos de sol e muita hidratação”, pontua.
“O ideal é ingerir de três a mais litros de água por dia. Você deve passar repetidamente protetor solar de hora em hora, porque se não passar e não se hidratar você perde muita água pela pele, algo que não é visível, mas você está perdendo e sua saúde começa a entrar num risco, como dor de cabeça, vômitos, diarreia, por causa do excesso de sol”, destaca o dermatologista.
Crianças, gestantes e idosos
De acordo com o Dr. Charles, crianças, gestantes e idosos precisam de uma atenção especial. “O idoso é uma criança desidratada. A criança quer brincar e não toma água se o pai e a mãe não oferecem água ou o cuidador, e a gestante, mais ainda, porque ela está carregando um bebê. Então ela tem uma vasodilatação e ela perde mais água do que o normal”, pontua.
Hidratação
O dermatologista explica que a hidratação deve ocorrer sempre em pequenas quantidades, ou seja, com ingestão frequente ao longo do tempo.
“Por exemplo, a cada 10 minutos você toma 2, 3 goles de água. Ao perceber o primeiro sinal ou ao perceberem os primeiros sinais de insolação, você precisa imediatamente sair da fonte de calor. é a primeira medida, e pegar compressas de água gelada e colocar na testa, que é a fronte, colocar no pescoço, na axila, na virilha e nas pernas”, orienta.
“Se você não tirar essa fonte de calor e não colocar as compressas, é pior para o paciente, assim você ajuda a começar a diminuir a temperatura”, completa.






